O ambiente da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) caracteriza-se por ser frio, mecanizado e impessoal. Por ser um ambiente que presta assistência a recém-nascidos graves e de risco, o profissional que atua passa a conviver diariamente com situações angustiantes e de estresse. O neonato internado em uma UTIN possui dependência, fragilidade e instabilidade, o qual requer um cuidado específico, exigindo da equipe de saúde treinamento e sensibilidade para cuidar com segurança e totalidade. A equipe de enfermagem é responsável por amplo conjunto de ações, sendo o núcleo do processo de trabalho. O estudo objetivou identificar evidências científicas na literatura sobre a relevância da equipe de enfermagem frente aos cuidados aos neonatos em UTIN. Trata-se de uma revisão de integrativa com abordagem descritiva, a qual norteada por fases distintas: elaboração da questão; seleção de estudos com base nos critérios de inclusão; análise crítica dos achados, identificando diferenças e conflitos; interpretação dos resultados e reportando, de forma clara, a evidência encontrada. O presente estudo tem como questão norteadora: Quais atividades a equipe de enfermagem exercem dentro de uma UTIN. Foi feita a busca nas bases de dados LILAS, SCIELO, BDENF e PUBMED no mês de setembro a outubro de 2019. Incluíram-se todas as categorias de artigos publicados nos idioma português, inglês e espanhol entre anos de 2011 a 2019 utilizando os utilizando os descritores: Neonato, Enfermagem e UTIN. Foram excluídos os artigos que não se adequasse os objetivos ao objeto do estudo. Ao todo, encontrou-se 26 artigos, que, após uma leitura minuciosa, foram incluídos um total de 05 estudos na presente pesquisa. Todos os artigos foram escritos por enfermeiros e evidenciaram que os cuidados de enfermagem devem ser dignos e holísticos, proporcionando conforto ao paciente, aliviando a dor e percebendo o neonato como um todo, assim como as crenças religiosas da família. Em dois artigos de 2011 e 2015 relatou que o conhecimento de técnicas de alivio da dor, além das farmacológicas, tais como, massagem, musicoterapia, sucção não-nutritiva, contenção facilitada e enrolamento, seguidas de medidas de conforto como o contato pele a pele, são ações imperecíveis prestadas pela enfermagem. Outros dois de 2018 e 2019 destacouque a pratica social de enfermagem com o cuidado materno precisa está relacionada com três modos de promoção: fazer entender, fazer sentir e fazer fazer. De forma que a comunicação seja efetiva e clara transmitindo confiança, orientandoe conscientizandosobre os procedimentos realizados, incentivar e inserindo a mãe no cuidado do neonato. Conclui-se que a enfermagem se faz relevante no ambiente de UTIN por ter cuidado humanizado prestado ao paciente, como também aos familiares de maneira esclarecedora, estabelecendo vínculos e transmitindo confiança para um melhor atendimento, além de atuar no manejo da dor, favorecendo uma melhor qualidade de vida.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.