O processo de envelhecimento é um fenômeno que atinge todos os seres humanos, sendo caracterizado como um processo dinâmico, progressivo e irreversível, ligado a fatores biológicos, psíquicos e sociais, que variam de um indivíduo para outro (FECHINE; TROMPIERI, 2012). Diante de uma população cada vez mais envelhecida, fato influenciado pelo declínio das taxas de fecundidade e mortalidade, a saúde pública se deparou com um novo desafio, o aumento das doenças crônicas (TREVISAN et al., 2016). Esse contexto favoreceu a reorientação das ações de saúde voltadas para esse público, focadas atualmente na promoção da saúde e prevenção de adoecimentos e incapacidades, a fim de promover um envelhecimento saudável, ampliando o processo de adaptação as mudanças ocasionadas pela própria senescência e proporcionar aos idosos seu bem-estar físico, mental e social. Objetivando assim relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na condução de atividades de educação em saúde, no formato de roda de conversa, com idosos vinculados a um grupo de convivência. Trata-se de um relato de experiência oriundo das vivências de acadêmicos de enfermagem durante o Estágio Supervisionado I, com enfoque na atenção primária à saúde, na condução de ações de educação em saúde em um grupo de convivência para idosos vinculados a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Caucaia. As ações foram desenvolvidas semanalmente, entre maio e junho de 2019. Durante os encontros foram utilizadas metodologias diversas (palestras, vídeos, colagens e aplicação de testes), em todas as atividades houve adaptação da linguagem para facilitar o entendimento e o emprego de oficinas de curta duração (cerca de 30 minutos), para conhecer o ponto de vista e o nível de conhecimento sobre o assunto, para assim desenvolver a percepção e disseminar o conhecimento dentro dos seus contextos sociais e culturais. Essa experiência propiciou aos acadêmicos a oportunidade de aprimorar o conhecimento acerca do processo de planejamento, execução e avaliação de ações de educação em saúde, além dos temas específicos abordados nos encontros. Foi possível também o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais ao enfermeiro como trabalho em equipe, comunicação, escuta qualificada e desenvolvimento e condução de ações educativas. A vivência ainda oportunizou a ampliação da visão dos acadêmicos sobre o processo de envelhecimento para além das questões biológicas e da importância da interdisciplinaridade para a atenção ao idoso. Diante do exposto, pode-se afirmar que além de crescimento acadêmico e profissional, foi possível crescer como pessoas, cidadãos. Sendo assim, o envelhecimento populacional é uma realidade e requer o desenvolvimento de estratégias que busquem melhorar o manejo e demanda desse público a fim de promover maior qualidade de vida para eles. Destaca-se, nesse contexto, o papel do enfermeiro como educador em saúde.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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