O pré-natal é caracterizado por procedimentos na qual consiste em acompanhar a evolução gestacional. Na assistência ao pré-natal, após confirmação da gravidez, inicia-se uma série de acompanhamento, como: orientações de acompanhamento do pré-natal, a importância da continuidade das consultas, as visitas domiciliares e a reunião educativa. Considera-se que a ação atingiu de forma efetiva a atenção primária à gestante, levando-a a uma gestação segura e saudável que resulte em um nascimento seguro. As atividades educativas devem conter uma linguagem clara, a fim de promover orientações sobre os cuidados nessa fase. Na medida em que a gestante é fortalecida pela educação em saúde, enfrentará a gestação mais segura e com prazer. Sendo assim, a pesquisa consiste em evidenciar a importância das ações educativas durante o pré-natal. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As fontes de dados foram acerca da educação em saúde realizada durante o pré-natal, por meio de busca eletrônica na BVS, LILACS e na SciELO. Para a coleta de dados, os descritores: “Enfermagem and Pré-natal and educação em saúde” e “Enfermagem and pré-natal”. Os critérios de inclusão: artigos que abordassem a temática, na língua portuguesa, disponibilizados na íntegra na base de dados selecionada para a pesquisa, em 2007 a 2017. A coleta ocorreu novembro de 2018. Os resultados apontam que a educação em saúde durante o pré-natal possibilita à gestante maior segurança e minimização de complicações relacionadas ao tema. As mulheres receberem informações durante a assistência pré-natal, e ao mesmo tempo tornam-se multiplicadoras do conhecimento, pois ao trocarem informações geram fontes transformadoras de suas limitações e necessidades. Ao atuar como facilitador deve conduzir as reuniões de forma simples, ser atencioso ao ouvi-la, sendo capaz de captar os questionamentos e direcionar as ações educativas. Além de prestar os cuidados, deve dedicar-se e escutar a gestante, dar apoio, estabelecer uma confiança. A realização do estudo leva a refletir a prática que deve estar presente na assistência à gestante, pois percebeu uma melhora e minimiza eventos negativos. Conclui-se que intervenções de educação em saúde durante o pré-natal, facilitam a comunicação através do diálogo fácil, diminuindo complicações durante o período. As ações realizadas proporcionaram as mulheres, identificar possíveis alterações, mas também é uma forma de promoção a saúde, sobretudo sobre os seu efeito que repercutirão numa melhor qualidade de vida.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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Português;
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