EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Letícia Ellen Vieira Rocha
  • Co-autores
  • Karine Rocha da Silva Abreu , Thalia Alves Chagas Menezes , Ernesto Sousa Barroso , Francisca Alexandra Araújo da Silva
  • Resumo
  • O Pé diabético está entre as complicações mais frequentes do Diabetes Mellitus podendo resultar desde feridas crônicas e infecções até amputações de membros inferiores. Apesar de comuns, essas consequências podem ser evitadas por meio dos cuidados adequados com os pés e do controle glicêmico. Desse modo, é fundamental que o profissional de enfermagem invista em estratégias que possam alertar e educar os indivíduos com diabetes sobre a importância do autocuidado com os pés. Diante do exposto, esse estudo tem como objetivo relatar a experiência de uma atividade de educação em saúde sobre cuidado com os pés e a prevenção do pé diabético. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência sobre uma ação organizada por profissionais e estudantes de enfermagem que ocorreu durante um mutirão da saúde, evento em alusão ao aniversário de um hospital universitário de referência no município de Fortaleza-Ce, em setembro de 2019. Inicialmente os indivíduos passavam por uma triagem através da avaliação da glicemia capilar, aqueles que apresentavam o resultado glicêmico alterado ou possuíam diabetes mellitus eram encaminhados para as orientações a respeito da prevenção do pé diabético. A educação em saúde foi realizada em três momentos: no primeiro foram entregues folders que continham informações gerais sobre o diabetes mellitus, suas complicações e os cuidados com o controle glicêmico e com os pés; no segundo momento foi apresentado uma cartilha educativa contendo conceito e sinais e sintomas do pé diabético, bem como os principais cuidados com os pés; no terceiro momento foi exposto modelos de calçados femininos e masculinos adequados para evitar o pé diabético. A atividade teve cerca 20 participantes e durou aproximadamente 2 horas. Percebeu-se que os materiais atraíram a atenção das pessoas, até mesmo daquelas que estavam com o valor glicêmico adequado e sem histórico de DM. A ação foi satisfatória já que o público permaneceu bastante participativo e interessado nas informações repassadas, demonstrando vontade em realizar os cuidados apreendidos e tirando dúvidas. Entende-se que o conhecimento sobre os cuidados com os pés é relevante na prevenção do pé diabético, com isso é importante que o enfermeiro busque estratégias de educação em saúde para orientação e incentivo ao autocuidado com os pés, possibilitando aos indivíduos desenvolvimento de habilidades na prevenção do pé diabético.

  • Palavras-chave
  • Pé diabético. Diabetes Mellitus. Autocuidado.
  • Área Temática
  • ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA
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Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.

Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.

Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem

OBSERVAÇÕES GERAIS

1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.

1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.

1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.

1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.

1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.

1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br

 

ATENÇÃO:

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  • Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de não aceitação do trabalho.
  • Destacamos que a não adequação a essas regras causa nulidade do resumo para avaliação da comissão científica.

 

Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.

  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ANESTESIOLOGIA
  • ECONOMIA DA SAÚDE (Gestão de Projetos de Investimentos)
  • EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
  • EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA EM SAÚDE
  • ENFERMAGEM AEROESPACIAL
  • ENFERMAGEM AQUAVIÁRIA
  • ENFERMAGEM DERMATOLÓGICA (Feridas; Queimados; Podiatria)
  • ENFERMAGEM EM ACESSO VASCULAR E TERAPIA INFUSIONAL
  • ENFERMAGEM EM ASSISTÊNCIA DOMICILIÁRIA (Home Care)
  • ENFERMAGEM EM AUDITORIA
  • ENFERMAGEM EM CAPTAÇÃO, DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS
  • ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Hemodinâmica; Perfusionista)
  • ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
  • ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO (Recuperação Pós-anestésica)
  • ENFERMAGEM EM CUIDADOS PALIATIVOS
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  • ENFERMAGEM EM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS (Doenças tropicais)
  • ENFERMAGEM EM ENDOCRINOLOGIA
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  • ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA
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  • ENFERMAGEM EM GENÉTICA E GENÂMICA (Reprodução Humana Assistida)
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  • ENFERMAGEM EM HEMATOLOGIA
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  • ENFERMAGEM EM OTORRINOLARINGOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM PESQUISA CLÍNICA
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  • ENFERMAGEM EM PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA (Saúde da Família e Comunidade; Saúde Pública; Saúde Ambiental; Pneumologia Sanitária)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (Aleitamento Materno; Neonatologia; Pediatria; Hebiatria; Saúde escolar)
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  • ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (Atendimento Pré-hospitalar; Suporte Básico de Vida; Suporte Avançado de Vida)
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