O trabalho é uma atividade humana que exige o uso de capacidades físicas e mentais para a produção de artifícios para o seu sustento, pode tornar-se uma atividade árdua quando não trouxer satisfação para quem o executa. É neste cenário que encontramos a presença de estresse, desgaste físico e emocional, afetando a saúde dos trabalhadores, resultando em baixo rendimento, interferindo diretamente em sua qualidade de vida. Atualmente a docência é considerada uma tarefa complexa e de grande importância, que requer competências e habilidades voltadas para um ambiente em constante mudanças, possuindo inúmeras particularidades que exercem influência sob a qualidade de vida no trabalho deste profissional. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida no trabalho de docentes do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri Unidade Descentralizada de Iguatu. Trata-se de um estudo descritivo sob uma abordagem quantitativa com docentes de enfermagem, utilizando o instrumento validado TQWL-42 para coleta de dados, no período de março à abril de 2019. Para melhor compreensão, os resultados foram separados em esferas. A esfera biológica apresenta o aspecto saúde/assistência social insatisfatório, pelo fato da universidade não disponibilizar atendimento médico, odontológico e social aos seus colaboradores. Já a segunda esfera psicológica, os docentes apresentam-se muito satisfeitos, pois conceituam o trabalho que realizam fundamental para o crescimento acadêmico e social dos discentes. Em relação a esfera sociológica, a liberdade de expressão, relações interpessoais e autonomia foram qualificadas como muito satisfatórias, isto é fundamental, pois um bom relacionamento entre a equipe reflete em um trabalho mais prazeroso e ambiente mais agradável. Em contrapartida, a esfera econômica apresentou os recursos financeiros e benefícios extras como insatisfatórios. A última esfera explorou os aspectos ambientais, a variedade e identidade da tarefa apresentaram resultados positivos para o curso de Enfermagem, mostrando que o corpo docente não apresenta monotonia em relação as atividades desenvolvidas. Em relação a oportunidade de crescimento insatisfatória, devemos ressaltar que a referida instituição é pública, as contratações são por meio seleções e não há possibilidade de elevação de cargo sem que seja realizado uma nova seleção. Este estudo demonstrou que a satisfação profissional não está ligada somente a um indivíduo, mas a um bem estar coletivo. De forma geral os docentes avaliados estão satisfeitos com seus empregos, apresentando descontentamentos em alguns aspectos, sendo questões que devem ter a devida atenção por parte da gestão organizacional, visto que a qualidade de vida no trabalho não está ligada somente a satisfação do colaborador, mas também aos bons resultados que instituição deseja obter.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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