O Diabetes Mellitus (DM) é um transtorno metabólico caracterizado por hiperglicemia resultante de defeitos da secreção ou da ação da insulina. Se não tratada corretamente, o DM pode evoluir com complicações agudas e crônicas, que diminuem a qualidade de vida da pessoa aumentando a morbimortalidade da doença. Uma dessas complicações é o pé diabético, responsável por 85% dos casos de amputações de membros inferiores em pacientes com DM e grande parcela dessas amputações é evitável, evidenciando assim, a importância da elaboração de estratégias educativas com fins preventivos para pessoas com DM (BRASIL, 2016). Dada a importância da prevenção em saúde, este trabalho apresenta como objetivo relatar a experiência da elaboração de um instrumento para educação e prevenção em saúde sobre o pé diabético para pacientes com DM. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência sobre a construção de um folder. O instrumento foi elaborado no formato de folder, com o título “Prevenção do pé diabético”. Primeiramente, foi definido que as informações que seriam abordadas no folder eram: etiologia, fatores de risco, diagnóstico, tratamento, orientações para o autocuidado e prevenção. Após a escolha dos tópicos, iniciou-se a pesquisa de forma que foram extraídas informações de manuais e cadernos da atenção básica disponibilizados pelo Ministério da Saúde. A montagem do instrumento se deu com a utilização de ilustrações do pé diabético e adaptação do texto, utilizando palavras mais simples para torná-lo mais compreensível e acessível. Foram inseridas informações acerca de todos os tópicos estabelecidos, com enfoque maior no autocuidado com os pés e na prevenção do pé diabético. O instrumento foi apresentando para uma comissão avaliadora de membros da Liga de Enfermagem em Estomaterapia (LAEE), composta por estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. O folder se mostrou bastante eficiente e acessível, deixando poucas dúvidas por abranger o pé diabético desde sua etiologia, até seu tratamento, prevenção e autocuidado. Sua linguagem mais simples e acessível permitiu um melhor entendimento, sendo assim, considera-se que o folder é uma estratégia de tecnologia educativa para promoção da saúde do diabético, no que se refere a prevenção de complicações. É uma ferramenta importante para o profissional de enfermagem como um auxílio na tarefa de educador em saúde, e devolve ao paciente a autonomia sobre sua saúde, uma vez que o conhecimento fornece subsídios para a tomada de decisão e para o autocuidado, prevenindo, desta maneira, as complicações agudas e crônicas da DM e auxiliando num eventual diagnóstico precoce de tais comorbidades.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
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Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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