O Puerpério é compreendido como o período que decorre desde o parto até que o corpo e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores à gestação, este período é marcado por grandes modificações, em um curto espaço de tempo, o que pode gerar desconfortos, dúvidas, instabilidade emocional e mesmo com esses fatores a puérpera necessita ter um autocuidado adequado e também uma rede de apoio para que consiga cuidar de si e o seu Recém-Nascido – RN. Com isso faz-se necessários que exista uma maior preocupação com a qualidade da educação em saúde prestada para que as pacientes tenham conhecimento adequado e isso reflita positivamente para que haja cautela necessária nessa etapa tão conturbada O presente estudo objetivou relatar a experiência de acadêmicas de Enfermagem em uma ação educativa sobre Autocuidado no puerpério com puérperas. Este estudo consiste em um relato de experiência, acerca da execução de uma ação educativa realizadas com quatro pacientes na faixa etária entre 23 e 29 anos de um Hospital Público em Fortaleza-CE. Foi trabalhada a temática, em relação as queixas das parturientes, que foram: Dor na ferida Operatória, gases, fissura mamária. Dadas as devidas orientações no que diz respeito a dor na ferida operatória, foi explicado a mulher que a mesma passou por um procedimento cirúrgico, por esse motivo elas estavam com dores, porém as mesma tinha medicações de horários para o alívio dessas dores, em relação a fissura mamária as mesma foram orientadas sob a pega correta para que cause mais fissuras, também para utilizarem nenhum tipo de pomadas e nenhuma outra substância, apenas para colocarem a o leite materno nas fissuras e nas mamas para cicatrizar e proteger as mamas. Após esse momento foi feita orientações sobre os lóquios, sobre banho de sol nas mamas em casa, benefícios do aleitamento materno, pega correta, amamentação exclusiva até os 6 meses da criança. As mulheres demonstravam interesse no assunto, pois com a utilização da educação em saúde no modelo dialógico ou Radical, permitia as parturientes expor suas dúvidas abertamente, assim como compartilhar experiências e desvendar alguns mitos. O planejamento da atividade para iniciar a partir das suas queixas proporcionou um ambiente descontraído e produtivo, onde foi possível discutir a temática, explorando principalmente os pontos nos quais as participantes demonstraram maior bloqueio. Conclui-se que o planejamento de ações educativas em relação ao autocuidado da puérpera, possibilitou autonomia e a melhor qualidade de vida dessa mulher nesse período tão delicado que está vivendo, por meio da promoção da saúde, que visa provê saúde no seu conceito ampliado não se atendo apenas a ausência de doenças. É importante ressaltar que por meio de exemplos como esses, o enfermeiro possa superar modelos meramente bancários e crescer rumo a uma prática dialógica pautada na troca de experiências.
Descritores: educação em saúde; enfermagem; período pós-parto.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
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