O envelhecimento é constituído de várias mudanças físicas, sociais ou psicológicas, podendo afetar a qualidade de vida e a saúde mental do indivíduo que passa por essas modificações, sendo muitas vezes desconhecidas por seus familiares ou pessoas mais próximas. Assim, esse processo pode ser classificado como saudável e não saudável, de acordo com a manutenção da atividade, ter saúde ou ser independente e autônomo; sendo de grande valia o desenvolvimento de atividades que promovam saúde a esse público, dada a importância da relação socioafetiva entre o enfermeiro e o idoso, além dos outros cuidados prestados. Esse trabalho objetivou descrever as atividades realizadas em uma instituição filantrópica por estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. É um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no período de 22/10/2018 a 12/11/2018, no estágio teórico-prático da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde Mental, da UFC, em uma instituição filantrópica de Fortaleza - CE, a qual propõe o Programa de Assistência Social ao Idoso em situação de risco social, atendendo cerca de 170 idosos da comunidade Luciano Cavalcante. Os encontros eram às segundas e terças, pela manhã. Participaram das vivências cinco estudantes. Foram seguidas as etapas: 1- Apresentação dos integrantes do grupo; 2- Levantamento das necessidades dos idosos; 3-Apresentação da atividade proposta; 4-Realização da atividade em grupo; 5-Momento de comunicação terapêutica; 6-Momento de feedback com a professora; 7-Delineamento de próximas atividades e despedida. Pôde-se notar, por meio do entusiasmo e da fala dos idosos, boa aceitação às atividades propostas. Foram realizadas oficinas em grupo com média de 30 idosos: atividade física de baixo impacto, com utensílios comumente usados no domicílio dos integrantes, confecção de bijuterias, musicoterapia, conversa grupal sobre ansiedade no idoso. No primeiro dia, após o momento grupal, os estudantes foram distribuídos em salas reservadas, vivenciando a comunicação terapêutica com os idosos mais necessitados, que aceitaram ao serem convidados previamente a participar do momento em particular; sendo acompanhados até o final do estágio, construindo um relacionamento terapêutico, a fim de não haver ruptura do acompanhamento com eles durante o estágio. Conclui-se que urge a necessidade de o estudante de Enfermagem promova, desde sua graduação, além das ações de cuidado assistencial, outras como as supracitadas a fim de que o idoso assistido, possa sentir-se motivado a buscar a melhoria de seu estado de saúde, de acordo com sua capacidade física e psicológica; bem como de ser um excelente processo formativo para sua futura atuação como profissional enfermeiro. Ao final do período de comunicação e do relacionamento terapêutico, o estudante que conduziu obteve maior vínculo com o idoso, gerando confiança para o acompanhamento durante o estágio.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.