RESUMO
Introdução: O tratamento conservador da escoliose envolve exercícios fisioterapêuticos específicos para escoliose (PSSE) e coletes. O método ISST Schroth é amplamente usado para tratar pessoas com escoliose e se mostrou eficaz na melhora da dor, postura, aparência estética, resistência muscular e redução do ângulo de Cobb. O método ISST Schroth inclui educação do paciente, correções posturais 3D, estabilização da postura correta e seu treinamento nas atividades da vida diária.
Objetivo: Apresentar 11 estudos de caso representando pacientes com alterações estruturais da coluna vertebral (AECV) de várias idades em um ambiente privado de fisioterapia tratado com o protocolo ISST Schroth.
Métodos: Onze pacientes consecutivos com AECV que realizaram pelo menos 3 meses de tratamento foram incluídos, independentemente da idade e diagnósticos específicos. O protocolo constou de avaliação postural de Schroth e visitas de acompanhamento de acordo com a frequencia adequada à cada paciente. O tratamento foi prescrito com base na Classificação ISST da Curva de Schroth. A avaliação consistiu em fotografia digital nos planos frontal (anterior e posterior), sagital (direito e esquerdo) e axial tendo como referência o fio de prumo. A rotação do tronco foi medida por escoliômetro durante o teste de flexão de Adams. O ângulo de Cobb foi medido na radiografia PA no início e no final do tratamento. Os resultados adicionais incluíram: classificação auto-relatada de mudança, classificação da escala de dor, avaliação qualitativa de mobilidade da coluna e avaliação funcional.
Resultados:
Conclusão: Os exercicios ISST Schroth resultaram em melhora da postura, da auto-imagem e do alinhamento das diferentes alterações estruturais da coluna vertebral dos pacientes envolvidos. Os protocolos e evolução dos exercícios devem ser selecionados de acordo com a classificação das curvas e adaptação dos casos. O comprometimento do paciente e envolvimento dos familiares com o tratamento tem influencia direta sobre os resultados alcançados.
Anais do 1º Congresso Brasileiro de Escoliose
O Congresso Brasileiro de Escoliose (CBE) tem por objetivo promover a educação e conscientização sobre a escoliose, disseminar informações de qualidade, oportunizar ações para a comunidade, aprimorar o conhecimento dos envolvidos e viabilizar o contato entre profissionais no nosso país.
O Anais do Congresso Brasileiro de Escoliose é uma publicação de periodicidade anual com o intuito de divulgar os trabalhos aprovados para apresentação em cada edição do Congresso Brasileiro de Escoliose.
Nesta primeira edição, foram apresentados 07 trabalhos subdivididos nas seguintes áreas temáticas:
1) Tecnologia e inovação em Instrumentos de avaliação para escoliose;
2) Tratamento da Escoliose: conservador (fisioterapia e/ou colete) e cirúrgico; e,
3) Qualidade de vida, percepção corporal, funcionalidade e/ou dor e no paciente com escoliose.
Comissão Organizadora
Isis Navarro
Mônica Bicalho
Eveline Jaudy
Luciana Ribeiro Guimarães
Comissão Científica
Isis Navarro
Luciana Ribeiro Guimarães
Corpo editorial
Isis Juliene Rodrigues Leite Navarro
Bruna Nichele da Rosa
Luciana Ribeiro Guimarães
Periodicidade da publicação: Anual
Nome do autor corporativo: Sociedade Brasileira de Escoliose
Logradouro do autor corporativo: Avenida Taquara, 98 – Conjunto 504 – Bairro: Petrópolis – CEP: 90460-210 – Porto Alegre/ RS