Introdução: A escoliose é uma alteração tridimensional e o baropodômetro é um instrumento capaz de identificar alterações da distribuição da pressão plantar nos três planos. Ampliar o conhecimento do seu uso pode ajudar o fisioterapeuta no planejamento terapêutico.
Objetivos: Testar a aplicabilidade da baropodometria como instrumento de avaliação e recurso terapêutico para treinamento das estratégias de correção postural em pacientes com escoliose.
Método: Foi analisada uma paciente adulta, com escoliose idiopática, curva dupla tóraco-lombar de 50 graus e torácica 32 graus de Cobb. Foram realizadas duas sessões de tratamento, duração de uma hora, com intervalo de 48hs. Selecionou-se cinco posturas do método BSPTS-Conceito Rigo, as quais a paciente estava familiarizada. Para estudo da pressão plantar foi utilizado um Baropodômetro Footwork Arkipelago. As posturas analisadas por 30 segundos sobre a plataforma foram: Em pé, em pé com bastões e correção 3D, em pé com bastões utilizando informação visual da pressão plantar em tempo real, sentada espontaneamente, sentada fazendo correção 3D, sentada fazendo correção 3D e utilizando informação visual. Todas as posturas foram testadas antes e após cada sessão. Para análise do efeito das estratégias de correção foram analisadas qualitativamente as imagens geradas da pressão sobre a placa do baropodômetro. Os parâmetros observados foram a distribuição da pressão plantar em todos os quadrantes do pé (antepé, retropé, direito e esquerdo) na bipedestação. Para a postura sentada foi observada a pressão gerada pela tuberosidade isquiática direita e esquerda sobre a placa.
Resultados e discussão: Em bipedestação houve redução de 80% da assimetria da descarga de peso no pré atendimento entre o primeiro e o segundo dia e 83% na avaliação pós atendimento, indicando uma melhora do equilíbrio postural e a manutenção do ganho no segundo dia. A introdução do feedback visual gerou uma redução da assimetria em 50% no segundo dia, sugerindo que a imagem dinâmica em tempo real pode ser um recurso a contribuir para a educação e aprendizagem motora do paciente. A melhora da assimetria da descarga de peso plantar aponta que o tratamento foi eficaz e que o Baropodômetro pode ser utilizado com um instrumento auxiliar na avaliação e tratamento. Na postura sentada não foi observada redução da assimetria. Isto pode ter sido influenciado pela severidade e tipo da curvatura da paciente. A análise qualitativa revela que a assimetria da descarga de peso nos quadrantes do pé é um indicativo do arranjo postural do paciente nos três planos do espaço e que as correções posturais podem ser identificadas observando-se as alterações nestes quadrantes. Na postura sentada, a assimetria direita e esquerda indica o lado da bacia em que o paciente concentra seu peso. A imagem mostra que o pico de pressão se manteve inalterado o que sugere que a estratégia de correção realizada não foi eficaz.
Conclusão: O baropodômetro forneceu dados quantitativos e qualitativos para a avaliação dos efeitos pré e pós sessões. O uso das imagens geradas como feedback visual para a correção postural contribuiu para a redução da assimetria da descarga de peso plantar.
Anais do 1º Congresso Brasileiro de Escoliose
O Congresso Brasileiro de Escoliose (CBE) tem por objetivo promover a educação e conscientização sobre a escoliose, disseminar informações de qualidade, oportunizar ações para a comunidade, aprimorar o conhecimento dos envolvidos e viabilizar o contato entre profissionais no nosso país.
O Anais do Congresso Brasileiro de Escoliose é uma publicação de periodicidade anual com o intuito de divulgar os trabalhos aprovados para apresentação em cada edição do Congresso Brasileiro de Escoliose.
Nesta primeira edição, foram apresentados 07 trabalhos subdivididos nas seguintes áreas temáticas:
1) Tecnologia e inovação em Instrumentos de avaliação para escoliose;
2) Tratamento da Escoliose: conservador (fisioterapia e/ou colete) e cirúrgico; e,
3) Qualidade de vida, percepção corporal, funcionalidade e/ou dor e no paciente com escoliose.
Comissão Organizadora
Isis Navarro
Mônica Bicalho
Eveline Jaudy
Luciana Ribeiro Guimarães
Comissão Científica
Isis Navarro
Luciana Ribeiro Guimarães
Corpo editorial
Isis Juliene Rodrigues Leite Navarro
Bruna Nichele da Rosa
Luciana Ribeiro Guimarães
Periodicidade da publicação: Anual
Nome do autor corporativo: Sociedade Brasileira de Escoliose
Logradouro do autor corporativo: Avenida Taquara, 98 – Conjunto 504 – Bairro: Petrópolis – CEP: 90460-210 – Porto Alegre/ RS