Abordagem SEAS combinada com colete no tratamento pré cirurgico – estudo de caso

  • Autor
  • Ricardo Jose Flores Bastos
  • Co-autores
  • Isis Juliene Leite Rodrigues Navarro , Marcelle Guimarães
  • Resumo
  • Introdução

    A escoliose idiopática adolescente (EIA) é marcada pela sua alta chance de progressão de maneira silenciosa. Identificar e evitar a progressão da curva é um dos objetivos da abordagem SEAS (Science Exercise for Scoliosis aproach). Tendo dois objetivos principais, estabilização e mobilidade 

    Objetivo

    Demonstrar a efetividade da abordagem SEAS combinada com o uso do colete Rigo-Chêneau com a finalidade de evitar a progressão da curva escoliótica em paciente com EIA pré cirurgico.

    Métodos

    Um menino de 12 anos com EIA, foi avaliado no dia 26/01/2022 e iniciou tratamento dia 11/02/2022 com um fisioterapeuta, certificado pela aborgagem SEAS em uma clínica particular de Porto Alegre. Foi recomendado o tratamento conservador em conjunto com a utilização do colete Rigo-Chêneau afim de evitar a progressão da condição. Foram avaliados o ângulo de rotação do tronco (ART), ângulo cobb, cifose, lordose e sinal de Risser. Após um mês de intervalo da avaliação,  iniciou-se o tratamento com a abordagem SEAS. Na sequência, iniciou o uso do colete Rigo-Chêneau por 23 horas/dia sendo acompanhado por uma equipe multiprofissional composta por fisioterapeuta, ortesista e médico cirurgião. Do inicio do tratamento até um dia antes da cirurgia o paciente recebeu a carga máxima de tratamento recomendada pela SOSORT - SEAS 1x por semana, concomitante com a utilização do colete durante 23 horas e exercícios específicos para escoliose diariamente. Os exercícios buscavam atender as demandas encontradas na avaliação seguindo o plano de tratamento estabelecido pela equipe, no primeiro momento visando estabilidade e, com a aprovação da cirurgia, com foco também  na mobilidade. As condutas haviam sido traçadas tendo o conhecimento de que a cirurgia demoraria em torno de 6 meses pois havia uma carência do plano de saúde, entretanto, com 2 meses de espera o paciente recebeu liberação para realização da cirurgia. Desta forma, foi feito um novo raio x para que pudessemos tomar a melhor decisão.  

    Resultados

    Como não houve tempo suficiente para atingirmos todos os objetivos propostos, foi realizado um segundo raio x de controle para poder traçar uma nova conduta. Caso houvesse progressão da curva optariamos pelo procedimento cirurgico e assim foi feito. Primeiro raio x demonstrava um Cobb de 54 graus e 3 meses após houve progressão para 58 graus. Apesar das variaveis clinicas demonstrarem um alinhamento dos demais segmentos e o colete não ter tido tempo abil para mostrar a sua real efetividade foi optado pela cirurgia. 

    Conclusão

    A combinação da abordagem SEAS e o colete Rigo-Chêneau neste caso não foi efetiva para segurar o processo de crescimento. O paciente passou pelo processo cirurgico e se encontra bem. Sugere-se que inicie o tratamento na sequencia da avaliação, todo o tempo é determinante na progressão da curva e possivelmente esse mes parado sem tratamento pode ter interferido na progressão da curva. 

  • Palavras-chave
  • Escoliose, Coluna vertebral, Tratamento conservador, Cirurgia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudo de caso
Voltar Download

Anais do 2º Congresso Brasileiro de Escoliose

O Congresso Brasileiro de Escoliose (CBE) tem por objetivo promover a educação e conscientização sobre a escoliose, disseminar informações de qualidade, oportunizar ações para a comunidade, aprimorar o conhecimento dos envolvidos e viabilizar o contato entre profissionais no nosso país.

O Anais do Congresso Brasileiro de Escoliose é uma publicação de periodicidade anual com o intuito de divulgar os trabalhos aprovados para apresentação em cada edição do Congresso Brasileiro de Escoliose.

Nesta segunda edição, foram apresentados 05 trabalhos subdivididos nas seguintes áreas temáticas:

1) Instrumentos de avaliação;

2) Estudo de caso; 

3) Tratamento conservador e cirúrgico.

  • Instrumentos de avaliação
  • Estudo de caso
  • Tratamento conservador e cirúrgico.

Comissão Organizadora

Isis Navarro
Mônica Bicalho
Eveline Jaudy
Marcelle Guimarães Silva
 

Comissão Científica

Isis Navarro

Bruna Nichele
 

 

Corpo editorial

Isis Juliene Rodrigues Leite Navarro
Bruna Nichele da Rosa
 

Periodicidade da publicação: Anual

Nome do autor corporativo: Sociedade Brasileira de Escoliose

Logradouro do autor corporativo: Avenida Taquara, 98 – Conjunto 504 – Bairro: Petrópolis – CEP: 90460-210 – Porto Alegre/ RS

 

Anais do 1º Congresso Brasileiro de Escoliose

O Congresso Brasileiro de Escoliose (CBE) tem por objetivo promover a educação e conscientização sobre a escoliose, disseminar informações de qualidade, oportunizar ações para a comunidade, aprimorar o conhecimento dos envolvidos e viabilizar o contato entre profissionais no nosso país.

O Anais do Congresso Brasileiro de Escoliose é uma publicação de periodicidade anual com o intuito de divulgar os trabalhos aprovados para apresentação em cada edição do Congresso Brasileiro de Escoliose.

Nesta primeira edição, foram apresentados 07 trabalhos subdivididos nas seguintes áreas temáticas:

1) Tecnologia e inovação em Instrumentos de avaliação para escoliose;

2) Tratamento da Escoliose: conservador (fisioterapia e/ou colete) e cirúrgico; e,

3) Qualidade de vida, percepção corporal, funcionalidade e/ou dor e no paciente com escoliose.