Os Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Belo Horizonte formam uma organização sem fins lucrativos que trabalha desde novembro de 2015 promovendo o desenvolvimento humano e sustentável por meio da engenharia. O projeto tem como proposta solucionar a falta de iluminação pública em diversos pontos da cidade, diminuindo a sensação de insegurança de transeuntes e o abandono dos locais, utilizando postes de energia solar. Pretende-se levar mais conforto e segurança às populações de áreas carentes através de tecnologia limpa, sustentável e econômica. O local onde está sendo realizada a primeira edição é a Vila Acaba Mundo, uma das comunidades mais antigas de BH que abriga mais de duas mil pessoas. Os postes serão implantados na rua nomeada como “Monte Azul”, por onde muitas pessoas precisam transitar todas as noites sem nenhum ponto de iluminação pública por dezenas de metros. Enquanto está sendo desenvolvido e testado o protótipo do poste fotovoltaico, foram realizadas ações de engajamento comunitário buscando aproximar os moradores locais aos objetivos da organização. As atividades incluíram ações de educação ambiental, culturais e recreativas, intervenções físicas e roda de conversa. A ideia base do projeto é de que ele seja replicável e expandido para outras localidades, além de o trabalho na Vila ser contínuo, impactando positivamente cada vez mais pessoas.
Sejam bem vind@s à leitura dos Anais do V Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras, ocorrido entre os dias 16 e 18 de novembro na cidade de Natal/RN!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade extensionista os trabalhos apresentados durante o evento, compartilhados de forma online.
Tratam-se de artigos resultantes de projetos na fase inicial, em execução e já finalizados pela maioria de núcleos pertencentes ao ESF Brasil. Esperamos que esse conteúdo possa informar, auxiliar e estimular a criação e implementação de projetos que possam beneficiar comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
É importante salientar que o congresso é de abrangência nacional e vem se consolidando como um evento de periodicidade anual, evoluindo a cada edição e sempre contando com o apoio de toda a comunidade acadêmica, de outras organizações do terceiro setor e da iniciativa privada.
Boa leitura!
Me. João Miller de Melo Henrique
Coordenador da Comissão Científica
As normas e demais informações que nortearam os artigos estão disponíveis aqui.
COMISSÃO GERAL
Kelisson de Souza Nogueira (Coordenador Geral)
Juliana Ellen Maria da Silva
COMISSÃO CIENTÍFICA
João Miller de Melo Henrique (Coordenador)
Jullian de Souza Araujo
Matheus Emmanuel Pereira Fernandes
Sara Raquel Laurentino Barbosa de Lima
Thalita Dayane de Melo Mendes Sabino
COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO
Carlos Andrei Brandão Soares da Cunha (Coordenador)
Evelyn Yasmin de Melo Maia
Júlia Maria Sousa de Oliveira
Pedro Victor Freitas Sarmento
Rafael Teixeira de Moura
COMISSÃO DE FINANÇAS
Suelya da Silva Mendonça de Paiva (Coordenadora)
Caique Diogo Fernandes de Medeiros
Tábata Juliany Moreira Silva
COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA
Daniel Arnaldo de Medeiros (Coordenador)
Alyna Rayara Antunes de Araújo
Caique Ferreira Borges
Carolina Barros Aquino
Fernanda Morais Lima
Ian Macedo Silva
Igor Lima da Silva
COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA
Ruth Leite de Andrade (Coordenadora)
Dimitri Fernandes Camilo de Lima
Hugo Reis de Moura
Juliana Sousa da Silva
Marcos Túlio Antunes Bezerra Segundo
Rafaela Mariane de Lima Felix