No município de Viçosa, 34 em cada 100 pessoas têm rendimento nominal mensal per capita de até meio salário mínimo. Algumas alternativas para desenvolvimento e incremento à renda familiar são o aperfeiçoamento pessoal (através de cursos, por exemplo) e o empreendedorismo. Em 2016 o PROCAP, projeto do Núcleo Viçosa, iniciou suas aulas de processamento de alimentos, a fim de desenvolver alunos que já apresentam alguma experiência na área ou que querem iniciar um negócio. Desde então, foram impactados cerca de 70 (setenta) alunos diretamente, e pretende-se atingir mais 30 (trinta) até o encerramento da edição em andamento. São ministradas dez aulas ao longo de um semestre, pontuando noções de boas práticas de fabricação, conservação, processamento de alimentos de origem animal e vegetal, embalagens e empreendedorismo. Concomitantemente, está em planejamento o fechamento do ciclo, para que além do formato de aulas já estruturado, haja o impulsionamento de alunos que apresentarem interesse em prosseguir o projeto. Isto se concluirá através da oferta de treinamentos mais específicos, produção de alimentos em maior escala e a venda nas feiras da cidade de Viçosa, reforçando a parceria com a prefeitura. O objetivo do projeto é levar às comunidades de interesse aulas técnicas de processamento de alimentos, incentivar a geração de renda através do conhecimento adquirido e aproximar os cidadãos de Viçosa da comunidade acadêmica.
Sejam bem vind@s à leitura dos Anais do V Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras, ocorrido entre os dias 16 e 18 de novembro na cidade de Natal/RN!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade extensionista os trabalhos apresentados durante o evento, compartilhados de forma online.
Tratam-se de artigos resultantes de projetos na fase inicial, em execução e já finalizados pela maioria de núcleos pertencentes ao ESF Brasil. Esperamos que esse conteúdo possa informar, auxiliar e estimular a criação e implementação de projetos que possam beneficiar comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
É importante salientar que o congresso é de abrangência nacional e vem se consolidando como um evento de periodicidade anual, evoluindo a cada edição e sempre contando com o apoio de toda a comunidade acadêmica, de outras organizações do terceiro setor e da iniciativa privada.
Boa leitura!
Me. João Miller de Melo Henrique
Coordenador da Comissão Científica
As normas e demais informações que nortearam os artigos estão disponíveis aqui.
COMISSÃO GERAL
Kelisson de Souza Nogueira (Coordenador Geral)
Juliana Ellen Maria da Silva
COMISSÃO CIENTÍFICA
João Miller de Melo Henrique (Coordenador)
Jullian de Souza Araujo
Matheus Emmanuel Pereira Fernandes
Sara Raquel Laurentino Barbosa de Lima
Thalita Dayane de Melo Mendes Sabino
COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO
Carlos Andrei Brandão Soares da Cunha (Coordenador)
Evelyn Yasmin de Melo Maia
Júlia Maria Sousa de Oliveira
Pedro Victor Freitas Sarmento
Rafael Teixeira de Moura
COMISSÃO DE FINANÇAS
Suelya da Silva Mendonça de Paiva (Coordenadora)
Caique Diogo Fernandes de Medeiros
Tábata Juliany Moreira Silva
COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA
Daniel Arnaldo de Medeiros (Coordenador)
Alyna Rayara Antunes de Araújo
Caique Ferreira Borges
Carolina Barros Aquino
Fernanda Morais Lima
Ian Macedo Silva
Igor Lima da Silva
COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA
Ruth Leite de Andrade (Coordenadora)
Dimitri Fernandes Camilo de Lima
Hugo Reis de Moura
Juliana Sousa da Silva
Marcos Túlio Antunes Bezerra Segundo
Rafaela Mariane de Lima Felix