Introdução: O manejo de feridas é uma competência crucial no exercício da enfermagem, com isso, a instrução eficiente dessas técnicas necessita de métodos que incentivem não apenas o entendimento teórico, mas também a implementação prática em situações controladas. O uso de materiais simuladores, como massa de modelar e biscoito, permite aos estudantes aprimorar as competências exigidas em um ambiente seguro e inovador. Objetivo: Descrever a implementação de práticas simuladas no ensino de técnicas de curativo em uma escola técnica de enfermagem, utilizando massas de modelar e biscuit como ferramentas pedagógicas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, onde as atividades pedagógicas desenvolvidas contou com uma metodologia de simulações com massa de modelar e biscuit, treinamento de técnicas de curativos e avaliação do aprendizado. Resultados e discussões: As massas de modelar e biscuit foram utilizadas para criar modelos de lesões que os alunos poderiam manipular, apresentando diferentes tipos de feridas, como abrasões, úlceras e abscessos, permitindo que os alunos se familiarizassem com a aparência e a fisiologia das lesões. A implementação de práticas simuladas é uma estratégia alinhada às diretrizes educacionais que preveem o aprendizado ativo e a aplicação de conhecimentos em contextos reais, permitindo aos alunos desenvolverem habilidades práticas sem riscos para os pacientes. O uso de materiais acessíveis, como massas de modelar e biscuit, democratiza o acesso ao aprendizado prático, tornando-o mais atraente e eficaz. Conclusão: A prática de simulações utilizando massas de modelar e biscuit no ensino de tratamento de feridas representa uma inovação significativa na formação. Essa abordagem não apenas fortalece a competência técnica dos futuros profissionais, mas também contribui para a formação de uma prática segura e embasada em evidência. Descritores: Ferimentos e Lesões, Treinamento por Simulação, Educação em Enfermagem. Referências: 1. Cardoso D. et al. Promoting evidence-based practice: training health professionals for the evidence synthesis. Rev Esc Enferm USP. 2021;55:e20210180. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0180. 2. Costa RRO, Medeiros SM, Vitor AF, Lira ALBC, Martins JCA, Araújo MS. Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Rev Baiana Enferm. 2016;30(3). doi: 10.18471/rbe. v30i3.16589.
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