Introdução: A avaliação linfocintilográfica é um exame essencial para a identificação do linfonodo sentinela em pacientes com câncer. Por meio da injeção de um traçador radioativo, é possível verificar o primeiro linfonodo sentinela a receber a drenagem linfática do tumor, permitindo a detecção precoce da disseminação da doença. Objetivo: Investigar a importância da avaliação linfocintilográfica do linfonodo sentinela em portadores de doença cancerígenas. Metodologia: Revisão integrativa, exploratória e descritiva da literatura nas bases de dados Medline via Pubmed e Scielo. Utilizou-se a estratégia de busca “lymphoscintigraphy AND sentinel lymph node AND cancerous disease” e “lymphoscintigraphy and cancerous disease”, sem delimitação de idiomas. As etapas de leitura seguiram a ordem de títulos, resumos e artigos completos. Os critérios de inclusão abrangem artigos publicados entre 2021 e 2024, relação com avaliação linfocintilográfica e doenças cancerígenas. Foram encontrados 97 artigos e 3 foram selecionados para esse estudo. Resultados e Discussão: Os estudos apontam que a linfocintilografia demonstrou ser um método eficaz na localização do linfonodo sentinela, proporcionando uma identificação precisa que permite a realização de biópsias menos invasivas, embora seja menos eficiente em vias de drenagem linfática mais complexas. Isso resulta na remoção do linfonodo que pode revelar a presença de metástases, ajudando a evitar a dissecção linfática extensiva, que pode ser mais agressiva e levar a complicações, como linfedema e seroma.O mapeamento radioisotópico é uma ferramenta essencial no manejo de pacientes com câncer, contribuindo para uma abordagem terapêutica mais direcionada, menos invasiva e capaz de promover melhor qualidade de vida ao paciente. Conclusão: Demonstrou-se que a realização da linfocintilografia para avaliação do linfonodo sentinela é um método bastante eficaz em portadores de doença cancerígena.
Descritores: linfocintilografia, linfonodo sentinela, doença cancerígena.
Referências bibliográficas: LAZAR, A. M.Feasibility of Sentinel Lymph Node Biopsy in Breast Cancer Patients with Axillary Conversion after Neoadjuvant Chemotherapy—A Single-Tertiary Centre Experience and Review of the Literature. Diagnostics, v. 13, n. 3000, p. 1-19, 2023.
BORDEA, C. Sentinel Lymph Node Biopsy after Neoadjuvant Treatment for Breast Cancer. The Validation Protocol. Chirurgia, v. 116, n. 2, p. 178-185, 2021.
Comissão Organizadora
Comunic Eventos
RENATA DA SILVA MIRANDA
Guilherme benjamim Brandão pitta
Leandro Maia Leão
Marcelo Araujo
Aldemar Araujo Castro
Raquel Teixeira Silva Celestino
Andressa Silva
Comissão Científica