A importância das estratégias de autocuidado na prevenção de linfedema em pacientes mastectomizados.
Introdução: O linfedema é uma das complicações mais frequentes em pacientes submetidos à mastectomia e se caracteriza pelo acúmulo de água, proteínas e produtos celulares no espaço extracelular devido à insuficiência do sistema linfático. Uma abordagem multidisciplinar precoce pode minimizar o estresse do sistema linfático do membro superior e reduzir os riscos de linfedema ao longo da vida.
Objetivo: Analisar a importância das estratégias de autocuidado na prevenção do linfedema em pacientes mastectomizados.
Metodologia: O estudo foi baseado em uma análise qualitativa e revisão bibliográfica de artigos científicos selecionados por técnicas de pesquisa, como análise do Qualis e da cronologia. As buscas ocorreram nas bases SciELO e PubMed.
Resultados e Discussão: Os artigos analisados indicam que o autocuidado e o acompanhamento integral por equipe multiprofissional ajudam na detecção precoce do linfedema e na prevenção dessa complicação após mastectomia . As orientações preventivas incluem evitar a exposição do membro homolateral à cirurgia ao calor, restringir o uso de sobrecarga, evitar movimentos rápidos e repetitivos com o membro, prevenir traumas e queimaduras, não aferir a pressão arterial nem administrar injeções no membro afetado. Além disso, a recomendação fisioterapêutica é a realização de exercícios miolinfocinéticos com os membros superiores, de forma lenta e sem resistência. Assim, a adesão à essas medidas promove maior qualidade de vida aos pacientes ¹.
Conclusão: Demonstrou-se que a prática das estratégias de autocuidado é essencial na prevenção do linfedema em pacientes mastectomizados.
Palavras-chave: linfedema, mastectomizados, autocuidado.
Referências: [1]Farias J. G. de P.; Souza J. R. S.; Lira L. C. S.; Moraes L. X. de; Souza N. L. de; Sousa F. S. de. Estratégias de autocuidado na prevenção do linfedema pós cirurgia de câncer de mama. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 24, n. 6, p. e15111,15 jun. 2024.
[2]Leal NFBS, Carrara HHA, Vieira KF, Ferreira CHJ. Tratamentos fisioterapêuticos para o linfedemapós-câncer de mama: Enfermagem. 2009;17(5):730–6.revisãode uma literatura.
Comissão Organizadora
Comunic Eventos
RENATA DA SILVA MIRANDA
Guilherme benjamim Brandão pitta
Leandro Maia Leão
Marcelo Araujo
Aldemar Araujo Castro
Raquel Teixeira Silva Celestino
Andressa Silva
Comissão Científica