Introdução
A doença falciforme é definida como uma patologia genética e hereditária devido a uma mutação no gene estrutural da cadeia ?-globina, resultando na hemoglobina S (HbS). Sendo a mais prevalente a determinada pela presença de dois genes da hemoglobina S (HbSS), chamada de anemia falciforme (AF). As complicações da AF podem ser crônicas ou agudas, sendo as mais frequentes: crise álgica, sequestro esplênico, anemia, acidente vascular encefálico, priapismo, icterícia, síndrome torácica aguda e úlcera da perna. Sendo a úlcera de perna uma das complicações mais frequentes, principalmente na faixa etária de 10 a 25 anos, causada pela diminuição do óxido nítrico que prejudica a função endotelial.
Objetivo
Relatar a experiência de enfermeiras no acompanhamento de uma paciente com anemia falciforme, portadora de úlcera no maléolo esquerdo.
Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, elaborado a partir da vivência dos autores no ambulatório de um Hemocentro.
Relato de caso
FAF, 32 anos, sexo feminino, HbSS, G 02/P 02/A 02 e laqueadura ha dois anos, nega HAS e DM, ciclo menstrual irregular com media de quinze dias de alto fluxo, cartão vacinal incompleto. Aspecto nutricional: inapetência, baixa ingesta hídrica e nutricional, constipação recorrente. Medicações: ácido fólico, hidroxiureia. Lesão: em maléolo esquerdo, reincidente, há cinco semanas em uso de Colagenase com cloranfenicol e ATB intramuscular (Penicilina Benzatina) no qual apresentou reação adversa grave.
Conclusão
A partir disto, notou-se a importância do profissional enfermeiro estar qualificado para atender os pacientes de maneira integral utilizando de conhecimentos técnico científicos para melhor assistência e promoção da saúde. Ressaltando que a melhora da qualidade da assistência está conectada a aplicação do processo de enfermagem durante as consultas do paciente portador de AF, sendo essencial o desenvolvimento de estratégias para que haja maior adesão dos pacientes ao acompanhamento e tratamento.
Principais referências
Ministério da Saúde (BR). Doença falciforme: diretrizes básicas da linha de cuidado. Brasília(DF): Secretaria de Atenção à Saúde; 2015.
Andrade PG; Spira JAO; Gomes ML ; Borges EL. Perfil de mulheres com úlceras da perna decorrentes de doença falci-forme. ESTIMA, Braz. J. Enterostomal Ther., 2021, 19: e0321
Borges EL, Spira JAO, Andrade PGR, Amorim GL, Abreu NSCicatrização das úlceras na doença falciforme
Comissão Organizadora
Comunic Eventos
RENATA DA SILVA MIRANDA
Guilherme benjamim Brandão pitta
Leandro Maia Leão
Marcelo Araujo
Aldemar Araujo Castro
Raquel Teixeira Silva Celestino
Andressa Silva
Comissão Científica