Introdução: O linfedema de membros inferiores é uma condição crônica acometida pelo excesso de fluidos no tecido intersticial causada por insuficiência do sistema linfático, resultando em comprometimento da função física, dor, sensação de peso, rigidez e infecções recorrentes. O tratamento dessa patologia busca principalmente reduzir o edema, melhorar a função e prevenir infecções, sendo a Drenagem Linfática Manual (DLM) e a Compressão Pneumática Intermitente (CPI) as abordagens mais eficazes, promovendo melhora do fluxo linfático. Objetivos: Analisar comparativamente a drenagem linfática manual e a compressão pneumática intermitente em portadores de linfedema de membros inferiores. Metodologia: Trata-se de uma Revisão de Literatura realizada na base de dados PubMed, utilizando os termos Lymphedema, Lymphatic Drainage e Intermittent Pneumatic Compression Devices como descritores, em que foi selecionado artigos inglês e português no período de 2019 a 2024. Resultados e Discussão: Estudos confirmam a eficácia das abordagens de DLM e CPI no tratamento de linfedema de membros inferiores. Ao comparar as duas abordagens entre si, foi observado que a CPI isoladamente pode ser uma alternativa viável à DLM quando utilizada em curto prazo. Ainda assim, a combinação de ambos os tratamentos permanece a melhor opção, pois, além de potencializar os benefícios do tratamento com melhora do edema, da dor e da função física, promovem a prevenção das complicações, como infecções, nos casos mais graves. Assim, a qualidade de vida melhora significativamente nas duas abordagens, juntas ou quando utilizadas isoladamente. Conclusão: Foi evidenciado que a CPI é um método eficaz para o tratamento do linfedema a curto prazo em relação a DLM, porém a associação dos dois métodos tem resultados melhores.
Palavras-chaves: Linfedema; Drenagem Linfática Manual; Dispositivos de Compressão Pneumática Intermitente.
Principais Referências:
DONAHUE, PMC, MACKENZIE, A; FILIPOVIC, A; KOELMEYER, L. Advances in the prevention and treatment of breast cancer-related lymphedema. Breast Cancer Res Treat. 2023;200(1):1-14.
MENDONA, E; AMSLER, F. Effectiveness of manual lymphatic drainage and intermittent pneumatic compression in lymphedema maintenance therapy. Vasa. 2023;52(6):423-431.
TASTABAN, E; SOYDER, A; AYDIN, E et al. Role of intermittent pneumatic compression in the treatment of breast cancer-related lymphoedema: a randomized controlled trial. Clin Rehabil. 2020;34(2):220-228.
Comissão Organizadora
Comunic Eventos
RENATA DA SILVA MIRANDA
Guilherme benjamim Brandão pitta
Leandro Maia Leão
Marcelo Araujo
Aldemar Araujo Castro
Raquel Teixeira Silva Celestino
Andressa Silva
Comissão Científica