O papel da embolização arterial no tratamento endovascular de miomas uterinos
Introdução: Com prevalência vitalícia de até 80%, os miomas uterinos representam a principal causa de morbidade em mulheres em idade fértil, sendo os sintomas mais comuns dismenorreia, hipermenorreia, dispaurenia e dor associada à presença do mioma. A embolização arterial uterina (EAU) consiste na injeção de micropartículas de agentes embolizantes nas artérias uterinas, por meio da cateterização da artéria femoral, resultando no bloqueio do fluxo sanguíneo para o tecido miomatoso1.
Objetivo: Analisar o papel da embolização arterial no tratamento endovascular de miomas uterinos.
Metodologia: O resumo foi desenvolvido a partir de uma análise qualitativa e descritiva, complementada por uma revisão bibliográfica de artigos científicos selecionados com base em técnicas de pesquisa, incluindo a análise do Qualis e a cronologia dos estudos. As buscas foram realizadas nas bases de dados SciELO e PubMed.
Resultados e Discussão: Os estudos demonstraram que a EAU destaca-se como uma abordagem inovadora e eficaz no manejo de miomas uterinos, proporcionando uma solução que alia segurança e preservação da fertilidade. Além de apresentar recuperação rápida e elevada eficácia, esse tratamento endovascular possibilita a preservação do útero, alívio dos sintomas e menor gravidade das complicações quando comparado à histerectomia e à miomectomia2.
Conclusão: Comprova-se que a EAU é um método endovascular eficaz para o tratamento de miomas uterinos, promovendo significativa melhoria na qualidade de vida de mulheres em idade fértil.
Descritores: embolização arterial, tratamento endovascular, miomas.
Principais Referências: [1]COSTA, Kamilla Rosales; METZGER, Patrick Bastos. Tratamento endovascular da miomatose uterina: uma revisão sistemática. Jornal Vascular Brasileiro, São Paulo, v. 19, e20190149, 2020.
[2]KOHI, Maureen P.; SPIES, James B. Updates on uterine artery embolization. Seminars in Interventional Radiology, v. 35, n. 1, p. 48-55, 2018. DOI: 10.1055/s-0038-1636521.
Comissão Organizadora
Comunic Eventos
RENATA DA SILVA MIRANDA
Guilherme benjamim Brandão pitta
Leandro Maia Leão
Marcelo Araujo
Aldemar Araujo Castro
Raquel Teixeira Silva Celestino
Andressa Silva
Comissão Científica