ESTIMULAÇÃO CEREBRAL TRANSCRANIANA COMO UMA ABORDAGEM TERAPÊUTICA PARA FIBROMIALGIA

  • Autor
  • Maria Regina Saddi Guerra
  • Co-autores
  • Eduarda Cruz Tavares , Giovanna Martins Romão Rezende , Gabriela Furlan Ribeiro Barbosa Netto , Welber Sousa Oliveira
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO

    Atualmente, a estimulação cerebral se tornou uma poderosa ferramenta contra doenças neurológicas. Para que ocorra essa estimulação, aplica-se correntes elétricas através de técnicas invasivas e não invasivas. A estimulação magnética transcraniana (EMT) é uma das técnicas não invasivas, e está sendo usada para o tratamento da dor crônica presente em pacientes que possuem fibromialgia (FM). A FM é uma patologia crônica que é caracterizada pela dor generalizada, que geralmente está associada a sofrimento psíquico, afetando significativamente a qualidade de vida dos acometidos pela doença. Portanto, neste resumo será discutido sobre o uso da EMT como abordagem terapêutica em pacientes com FM.

     

    OBJETIVO

    Analisar a estimulação magnética transcraniana como um possível tratamento da dor na fibromialgia.

     

    METODOLOGIA

    Trata-se de uma revisão de literatura com artigos da base de dados Pubmed. Usou-se os descritores “estimulação magnética transcraniana" e “fibromialgia”, analisando artigos nos idiomas português, inglês e espanhol, no período entre  2020-2022, sendo selecionado 5 artigos.

     

    RESULTADOS

    Com o avanço da tecnologia foi desenvolvido técnicas de estimulação cerebral que ajudam a amenizar doenças neurológicas, a partir da aplicação de correntes elétricas não invasivas como a estimulação magnética transcraniana repetitiva (rTMS) e a estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS), sendo realizadas através de eletrodos ou campos magnéticos no couro cabeludo para produzir as correntes elétricas que vão estimular as células cerebrais. Ambas as técnicas são atualmente estabelecidas como tratamento clínico em muitos países e são utilizadas para aliviar os sintomas relacionados à síndrome da fibromialgia, que está relacionada com o desbalanço no sistema nervoso central, gerando uma sensibilização à dor. As correntes estimuladas por rTMS modula partes do cérebro relacionadas a áreas afetivo-emocionais da dor e ativa também o sistema analgésico opióide endógeno por meio do córtex motor, gerenciadas em alta frequência tem um melhor resultado para o decréscimo da dor e melhora na qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia. As correntes estimuladas por tDCS no córtex motor também geram uma melhora na dor e na qualidade de vida. A estimulação magnética transcraniana repetitiva é a que mais possui dados que relatam a sua efetividade na diminuição da dor e no aumento da qualidade de vida nos pacientes com fibromialgia, ajudando a diminuir e amenizar os prejuízos que essa doença traz para o cotidiano dos seus portadores.

     

    CONCLUSÃO

    Em suma, essa revisão de literatura analisou principalmente dois tipos de EMTs como ferramenta de tratamento para a FM: rTMS e tDCS, onde se conclui que a abordagem terapêutica em pacientes com FM por meio de EMTs mostram efetividade, especialmente a rTMS.

     

     

    REFERÊNCIAS

    CHOO, Yoo J; KWAK, Sang G; CHANG, Min C. Effectiveness of Repetitive Transcranial Magnetic Stimulation on Managing Fibromyalgia: A Systematic Meta-Analysis. Pain Med. 2022 Jan 4;pnab 354. Acesso em 4 de junho de 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34983056/.

    SU, Yu C; GUO, Yao H; HSIEH, Pei C; LIN, Yu C. Efficacy of Repetitive Transcranial Magnetic Stimulation in Fibromyalgia: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. J Clin Med. 2021 Oct 12;10(20):4669. Acesso em 4 de junho de 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34682790/.

    ANTON, ÁC; GARIJO, IH; BARRIO, SJD; GÓMEZ, MTM; FUENTE, RM; LAITA, LC. Effects of transcranial direct current stimulation and transcranial magnetic stimulation in patients with fibromyalgia. A systematic review. eurologia (Engl Ed). 2020 Oct 15;S0213-4853(20)30278-4. Acesso em 4 de junho de 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33071017/.

    CONDE, José AC; BERMUDEZ, Maria DRG; REY, Marta C; KHAN, Zafar U. Brain stimulation: a therapeutic approach for the treatment of neurological disorders. CNS Neurosci Ther. 2022 Jan;28(1):5-18. Acesso em 4 de junho de 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34859593/.

    ALVENTOSA, Ruth I; INGLÊS, Marta; AMADOR, Sara C; MALLENCH, Lucia G; RUBIO, Núria S; AÑO, Pilar S. Effectiveness of High-Frequency Transcranial Magnetic Stimulation and Physical Exercise in Women With Fibromyalgia: A Randomized Controlled Trial. Phys Ther. 2021 Oct 1;101(10):pzab159. Acesso em 4 de junho de 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34216139/.

  • Palavras-chave
  • Fibromialgia, estimulação magnética transcraniana repetitiva, dor, terapêutico, estimulação magnética transcraniana
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Neurociências
Voltar

O Congresso Interligas de Emergência e Neurociências é um evento acadêmico anual direcionado para estudantes da área da Saúde, com palestras presenciais ministradas por médicos renomados, workshops e apresentações de trabalhos científicos.

A edição de 2022 contou com 20 trabalhos apresentados, os quais serão disponibilizados gradualmente neste site.

 

Para mais informações, consulte o edital em https://doity.com.br/ciendf/trabalhos ou envie um e-mail para contato.ciendf@gmail.com

Comissão Científica

Dra. Phaedra Castro

Dra. Denize Bomfim Souza

Dr. Eduardo Siqueira Waihrich

Dr. Edmilson Leal Bastos de Moura

Dr. Sérgio Eduardo Soares Fernandes

Dr. Wellington Jose dos Santos

Bruna Mendes Lopes Meira

Ciro Moisés Oliveira Vieira dos Santos

Ingridy Maria Oliveira Ferreira

Larissa Paixão Batista

Maria Luisa Rocha

Salma Sarkis Simão