INTRODUÇÃO
As queimaduras em crianças tem grande potencial de causar lesões severas e incapacitantes, por isso o manejo dessas queimaduras deve ser rápido e efetivo. Os primeiros socorros, quando realizados da maneira correta, vão facilitar evitar maiores complicações. Ainda, o manejo imediato vai contribuir para o sucesso do tratamento, o qual deve ser escolhido de acordo com o local e extensão da lesão, e o estado do paciente pediátrico.
OBJETIVO
Analisar as formas de primeiros socorros e tratamento de queimaduras em crianças.
METODOLOGIA
Revisão de literatura com artigos da base de dados Pubmed, sobre os tratamentos mais recomendados para queimaduras pediátricas. Foram utilizados os descritores “burns" e “pediatrics”, analisando artigos no idioma inglês, publicados no período entre 2019-2022, sendo selecionado oito artigos.
RESULTADOS
O manejo adequado para queimaduras infantis dá-se por primeiros socorros eficazes e imediatos. Dessa forma, será possível minimizar a dor da criança, reduzir a produção de mediadores inflamatórios e prevenir a necrose tecidual. Assim, é essencial eliminar a fonte de calor em processos de queima e remover as roupas encharcadas, já que estas continuarão o processo de queima se ainda estiverem com líquido quente, em queimaduras por escaldadura. Além disso, em queimaduras de espessura parcial (2º grau), o uso de hidrogéis está sendo promissor para o resfriamento das queimaduras em água corrente: eles evacuam o calor acumulado na pele por evaporação, principalmente em casos de crianças com grande extensão dos ferimentos e em hipotermia. Sendo assim, a matriz do hidrogel permite a incorporação, nas queimaduras, de substâncias ativas, como sais de amônio, prata nanocristal, zinco, citocinas, o que contribui para estimular a rápida cicatrização tecidual, além de oferecer ação antimicrobiana e diminuir a dor do infante devido ao efeito analgésico.
CONCLUSÃO
A eficácia e precisão na realização dos primeiros socorros demonstra ter grande impacto na contenção de danos causados pelo acidente e redução do sofrimento ao qual a criança foi submetida. Ademais, o tratamento com hidrogéis tem se mostrado promissor como sendo um método inovador e eficiente para as vítimas de queimaduras.
REFERÊNCIAS
N. N, Lam; N. T, Hung; N. M, Duc; N. V, Luong. EPIDEMIOLOGIA E FATORES DE RISCO PARA ÓBITO POR QUEIMADURAS PEDIÁTRICAS EM UM PAÍS EM DESENVOLVIMENTO. PubMed.gov, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34744535/. Acesso em: 5 de jun. de 2022.
TRAN, Sonia; A. JAQUES, Madeleine; JA. HOLLAND, Andrew. AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE QUEIMADURAS LEVES EM CRIANÇAS. PubMed.gov, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31476838/. Acesso em: 5 de jun. de 2022.
CONSENSO DE ESPECIALISTAS SOBRE PREVENÇÃO E MANEJO DE PRIMEIROS SOCORROS DE QUEIMADURAS EM CRIANÇAS. PubMed.gov, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34911600/. Acesso em: 5 de jun. de 2022.
D. HOLBERT, Maleea; M. KIMBLE, Roy; CHATFIELD, Mark; R. GRIFFIN, Bronwyn. EFICÁCIA DE UM CURATIVO HIDROGEL COMO ADJUVANTE ANALGÉSICO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA O TRATAMENTO DE QUEIMADURAS AGUDAS PEDIÁTRICAS: UM ESTUDO PROSPECTIVO RANDOMIZADO CONTROLADO. PubMed.gov, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33402404/. Acesso em: 5 de jun. de 2022.
SUROWIECKA, Agnieszka; STRUZYNA, Jerzy; WINIARSKA, Aleksandra; KORZENIOWSKI, Tomasz. HIDROGÉIS NO GERENCIAMENTO DE FERIDAS QUEIMADAS - UMA REVISÃO. PubMed.gov, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35200503/. Acesso em: 5 de jun. de 2022.
CATTELAENS, Julia; TURCO, Laura; M. BERCLAZ, Luc; HUELSSE, Birgit; HITZL, Wolfgang; VOLLKOMMER, Tobias; J. BODENSCHATZ, Karl. O IMPACTO DE UM CURATIVO À BASE DE NANOCELULOSE NO MANEJO DE LESÕES TÉRMICAS EM CRIANÇAS: RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO RETROSPECTIVA. PubMed.gov, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32961687/. Acesso em: 5 de jun. de 2022.
RESCH, Annika Resch; STAUD, Clement; RADTKE, Christine. CURATIVO À BASE DE NANOCELULOSE PARA TRATAMENTO CONSERVADOR DE FERIDAS EM CRIANÇAS COM QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU. PubMed.gov, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33465280/. Acesso em: 5 de jun. de 2022.
L. SCHIEFER, Jennifer; F. ARETZ, Genoveva; C. FUCHS, Paul; BAGHERI, Mahsa Bagheri; FUNK, Martin; SCHULZ, Alexandra; DANIELS, Marc. COMPARAÇÃO DA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS E CONFORTO DO PACIENTE EM FERIDAS DE QUEIMADURAS DE ESPESSURA PARCIAL TRATADAS COM SUPRATHEL E CURATIVOS EPICTE HIDRO. PubMed.gov, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34390204/. Acesso em 5 de jun. de 2022.
O Congresso Interligas de Emergência e Neurociências é um evento acadêmico anual direcionado para estudantes da área da Saúde, com palestras presenciais ministradas por médicos renomados, workshops e apresentações de trabalhos científicos.
A edição de 2022 contou com 20 trabalhos apresentados, os quais serão disponibilizados gradualmente neste site.
Para mais informações, consulte o edital em https://doity.com.br/ciendf/trabalhos ou envie um e-mail para contato.ciendf@gmail.com
Comissão Científica
Dra. Phaedra Castro
Dra. Denize Bomfim Souza
Dr. Eduardo Siqueira Waihrich
Dr. Edmilson Leal Bastos de Moura
Dr. Sérgio Eduardo Soares Fernandes
Dr. Wellington Jose dos Santos
Bruna Mendes Lopes Meira
Ciro Moisés Oliveira Vieira dos Santos
Ingridy Maria Oliveira Ferreira
Larissa Paixão Batista
Maria Luisa Rocha
Salma Sarkis Simão