O uso de canabinóides no tratamento de transtornos neurológicos

  • Autor
  • Evandro delmondez oliveira
  • Co-autores
  • Eduarda Cruz Tavares , Kamilly Lima do Vale , Guilherme Augusto Santos Bueno
  • Resumo

  • INTRODUÇÃO

    A Cannabis sativa é uma planta na qual seu uso terapêutico e recreativo tem sido narrado ao longo de milhares de anos. Nas últimas décadas, estudos científicos baseiam-se em seus dois principais compostos, THC E CBD, que produzem efeitos  significativos no corpo humano, efeitos estes que podem ser utilizados para o tratamento de diversos transtornos neurológicos.

     

    OBJETIVO

    O objetivo deste estudo foi revisar os principais avanços no potencial uso terapêutico de compostos canabinóides, presentes na maconha, além da liberação e comercialização da planta para utilização farmacológica em patologias que afetam o sistema nervoso central.

     

    METODOLOGIA

    Foi realizada uma revisão de literatura de artigos publicados no Scielo e Google Acadêmico, entre 2017 e 2021, sobre a utilização da Cannabis Sativa para fins terapêuticos, além da sua liberação, comercialização e utilização farmacológica em distúrbios que acometem o sistema nervoso central. De acordo com os estudos observados, 6 deles se classificaram nos critérios de inclusão. 

     

    RESULTADOS E DISCUSSÃO

    A maioria dos artigos aborda os efeitos dos componentes THC e CBD em transtornos neurológicos. Utilizando-se destes estudos, foi averiguado o uso de canabidiol em 5 patologias neurológicas: depressão, alzheimer, esclerose múltipla, parkinson e  epilepsia. Como resultado do uso de canabidiol na depressão, seu caráter é considerado positivo em relação aos receptores de serotonina; na Alzheimer o uso de canabidiol age na reabilitação da memória, enriquecimento da cognição, resguardando o sistema nervoso e limitando a neurodegeneração causada na doença; o impacto do uso de cannabis sativa na esclerose múltipla foi diretamente ligado à prevenção da progressão da doença; a repercussão do uso dessa terapêutica na doença de Parkinson é positiva dada a suas propriedades neuroprotetoras, antioxidantes e anti-inflamatórias; as implicações do uso de canabidiol na epilepsia se dá devido a sua eficiência  no controle e redução das crises de convulsão em indivíduos que são resistentes à outros medicamentos indicados para o tratamento dessa patologia. 

     

    CONCLUSÃO

    Os resultados do uso terapêutico da Cannabis sativa em patologias neurológicas se mostraram muito pertinentes, com inúmeros resultados positivos no tratamento de diversos transtornos neurológicos como a depressão, alzheimer, esclerose múltipla, parkinson e a epilepsia. Entretanto, para que esse avanço ocorra é necessária a superação das barreiras jurídicas que impedem o Brasil de avançar nas pesquisas que busquem evidenciar o potencial do medicamento para terapêuticas, visto que muitos dos artigos afirmam serem necessários mais fundamentos científicos.

     

    REFERÊNCIAS

    CAVALCANTE, Alícia Daniele Calaça et al. ALTERAÇÕES NEUROFISIOLÓGICAS E COGNITIVAS DECORRENTES DO USO CRÔNICO DA MACONHA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Ciências Humanas e Sociais, Alagoas, v. 6, n. 1, p. 85-92, abr. 2020.

    COSTA, R. D. Análise das Evidências Científicas do Uso do Canabidiol em Doenças Psiquiátricas e Neurológicas. 2017. 163f. Tese (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

    MATOS, R. L. A.; MATOS, R. L. A.; SPINOLA, L. A.; BARBOZA, L. L.; GARCIA, D. R.; FRANÇA, T. C. C.; AFFONSO, R. S. O Uso do Canabidiol no Tratamento da Epilepsia. Revista Virtual de Química, v. 9, n. 2, p. 786-814, 2017.

    RIBEIRO, Carlos Victor Andrade. O USO DO CANABIDIOL COMO ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DE PATOLOGIAS NEUROLÓGICAS: uma revisão integrativa. 2021. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Farmácia, Centro Universitário Ages, Paripiranga, 2021.

    SANTOS, Arnóbio Barros et al. Eficácia do canabidiol no tratamento de convulsões e doenças do sistema nervoso central: revisão sistemática. Acta Brasiliensis, Juazeiro do Norte, v. 1, n. 3, p. 30-34, jan. 2019.

    VIEIRA, Lindicacia Soares et al. O uso de Cannabis sativa para fins terapêuticos no Brasil: uma revisão de literatura. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 20, n. 2, p. 901-919, ago. 2020.

  • Palavras-chave
  • Maconha medicinal, Cannabis sativa, Canabidiol, Doenças neurológicas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Neurociências
Voltar

O Congresso Interligas de Emergência e Neurociências é um evento acadêmico anual direcionado para estudantes da área da Saúde, com palestras presenciais ministradas por médicos renomados, workshops e apresentações de trabalhos científicos.

A edição de 2022 contou com 20 trabalhos apresentados, os quais serão disponibilizados gradualmente neste site.

 

Para mais informações, consulte o edital em https://doity.com.br/ciendf/trabalhos ou envie um e-mail para contato.ciendf@gmail.com

Comissão Científica

Dra. Phaedra Castro

Dra. Denize Bomfim Souza

Dr. Eduardo Siqueira Waihrich

Dr. Edmilson Leal Bastos de Moura

Dr. Sérgio Eduardo Soares Fernandes

Dr. Wellington Jose dos Santos

Bruna Mendes Lopes Meira

Ciro Moisés Oliveira Vieira dos Santos

Ingridy Maria Oliveira Ferreira

Larissa Paixão Batista

Maria Luisa Rocha

Salma Sarkis Simão