UMA APROXIMAÇÃO DO EMPREENDEDORISMO IMIGRANTE DE MULHERES BRASILEIRAS NO CANADÁ

  • Autor
  • Michel Mott Machado
  • Co-autores
  • Roberto Pessoa de Queiroz Falcão , Eduardo Picanço Cruz
  • Resumo
  •  

    Teve-se por objetivo analisar o perfil sociodemográfico e empreendedor de mulheres brasileiras imigrantes em Toronto, no Canadá, bem como características dos negócios em si. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritiva, bibliográfica e de campo, tendo sido aplicados 47 questionários e realizadas 22 entrevistas semiestruturadas. As respondentes são majoritariamente da região Sudeste brasileira, branca, casada, com filhos e idade entre 30 e 59 anos, alto nível de escolaridade e proficiência em inglês. A maioria dos negócios são de pequeno porte/individuais do setor de prestação de serviços. O mercado-alvo dos negócios, em sua maior parte, é de “brasileiros/as residentes no Canadá”, portanto, “étnicos e coétnicos”. A importância da criação e manutenção de networking, às atividades empreendedoras, é amplamente reconhecida. Há evidências de dificuldade relacionada ao balanceamento trabalho-família, o que requer estudos futuros com vistas a compreender a influência de recursos familiares e dos papeis de gênero nos caminhos do empreendedorismo de mulheres imigrantes brasileiras no Canadá.

     

  • Palavras-chave
  • empreendedorismo imigrante, mulheres brasileiras, Toronto, Canadá
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Empreendedorismo
Voltar Download
  • Diáspora Acadêmica Brasileira
  • Empreendedorismo
  • Sociedade & Globalização
  • Trabalho, Emprego e Plataformas Digitais
  • Desafios Sociais & Culturais

Comissão Organizadora

Victor Barros

Comissão Científica