Teve-se por objetivo analisar o perfil sociodemográfico e empreendedor de mulheres brasileiras imigrantes em Toronto, no Canadá, bem como características dos negócios em si. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritiva, bibliográfica e de campo, tendo sido aplicados 47 questionários e realizadas 22 entrevistas semiestruturadas. As respondentes são majoritariamente da região Sudeste brasileira, branca, casada, com filhos e idade entre 30 e 59 anos, alto nível de escolaridade e proficiência em inglês. A maioria dos negócios são de pequeno porte/individuais do setor de prestação de serviços. O mercado-alvo dos negócios, em sua maior parte, é de “brasileiros/as residentes no Canadá”, portanto, “étnicos e coétnicos”. A importância da criação e manutenção de networking, às atividades empreendedoras, é amplamente reconhecida. Há evidências de dificuldade relacionada ao balanceamento trabalho-família, o que requer estudos futuros com vistas a compreender a influência de recursos familiares e dos papeis de gênero nos caminhos do empreendedorismo de mulheres imigrantes brasileiras no Canadá.
Comissão Organizadora
Victor Barros
Comissão Científica