RECONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE NOVAS IDENTIDADES NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DO MIGRANTE: MODELO TEÓRICO-METODOLÓGICO DE ANÁLISE

  • Autor
  • Luzia C Costa Becker
  • Resumo
  • No processo migratório, otimizado pelas transformações da globalização, pessoas de diferentes origens entram em contato umas com as outras, implicando mu?ltiplas dina?micas bem como conflitos sociais, econo?micos, poli?ticos e culturais. Em geral, há uma tende?ncia em categorizar os migrantes como estrangeiros provenientes de pai?ses simbolicamente desvalorizados ale?m de identifica?-los como um grupo problema?tico. Nesse tipo de abordagem, a integrac?a?o é entendida como um esforc?o esperado apenas dos imigrantes, cuja adaptação, muitas vezes equiparada à assimilação, viria atender a?s expectativas da sociedade majorita?ria. A disponibilidade da populac?a?o local em acolher e reconhecer o migrante é desconsiderada. Sua cultura é vista como responsa?vel pelas dificuldades de integrac?a?o, ignorando-se as condic?o?es sociais, por exemplo, as estruturas do sistema educativo e do mercado de trabalho e as instituic?o?es da sociedade anfitria? na análise do processo de integração na sociedade. Outras abordagens, contudo, argumentam que na?o há integrac?a?o na sociedade, mas que a realização das oportunidades de vida dos imigrantes têm lugar na creche, na escola primária, na associação, no sindicato, no partido, no local de trabalho. A aculturac?a?o, enquanto um feno?meno individual e coletivo, pela qual passa o migrante nas diferentes dimensões da integração, quais sejam, estrutural (integrac?a?o no trabalho e no emprego); social (redes, amizades, filiac?o?es de grupo); cultural (compete?ncias profissionais e escolares, ni?vel lingui?stico, orientac?ões normativas); e identita?ria (sentimentos de pertenc?a à sociedade), evidencia estranhamentos culturais impactantes na sua condic?a?o psicossocial. Sob tal perspectiva, considerando a hermenêutica de habitus e as estrate?gias de aculturac?a?o e identidade cultural, propõe-se um modelo teórico-metodológico-analítico do processo de aculturação e integração como luta por reconhecimento e formação de novas identidades.

  • Palavras-chave
  • Migração, integração, aculturação, habitus, identidade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Sociedade & Globalização
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