A nossa pesquisa de doutoramento, intitulada “A promoção da inclusão de alunos brasileiros e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), na escola portuguesa” encontra-se numa fase crucial de desenvolvimento. Assim, decidimos identificar os contributos da literacia linguística para a inclusão de alunos migrantes brasileiros, em Portugal, através de uma revisão integrativa da literatura das publicações portuguesas, dos últimos cinco anos, donde decorrerá a construção de uma Matriz dos Resultados por Contributos da Literacia Linguística para inclusão de alunos brasileiros. A importância desta etapa do nosso trabalho radica, por um lado, pelos trabalhos empíricos já realizados que evidenciam a divergência dos resultados escolares dos alunos brasileiros dos seus pares portugueses e, por outro lado, na existência de literatura que aponta a literacia linguística como fator de inclusão. A literacia linguística é a habilidade de dominar a linguagem em todas as suas dimensões e utilizar os conhecimentos linguísticos no cotidiano, ou seja, nas relações sociais, na comunicação e nas ações praticadas socialmente. Surgiu para compreender uma nova realidade social, na qual se tornou imprescindível o desenvolvimento de habilidades a serem utilizadas para ler e escrever no contexto das práticas sociais, não somente realizar a leitura e a escrita de palavras, as quais se pautam na linguagem como produto cultural-social. Portanto, vai muito além da habilidade de ler e escrever, a qual é, por vezes, desempenhada como uma atividade mecânica, limitando-se a codificar/decodificar palavras. Ora, os alunos migrantes brasileiros, falam, leem e escrevem português e, como falantes de português, não têm direito a língua portuguesa para estrangeiros, perante a lei nº 54/2018, nas escolas de Portugal, mas é a sua literacia linguística suficiente para acederem e apropriarem-se do currículo na escola portuguesa?
Comissão Organizadora
Victor Barros
Comissão Científica