A partir da metodologia de revisão da literatura sobre o empreendedorismo imigrante transnacional, redes sociais, capital social e cultura; este ensaio teórico tem como objetivo, analisar como as redes sociais transnacionais, à luz da teoria de imersão mista, são utilizadas para a criação e para o desenvolvimento do empreendedorismo transnacional de imigrantes brasileiros. Ao longo da revisão são apresentados os principais conceitos e teorias que permeiam a temática do empreendedorismo transnacional de imigrantes. A partir da literatura discutida, ao final do ensaio, é apresentado um modelo teórico que se propõe a servir de referência para explicar como ocorre o processo empreendedor imigrante transnacional. Quando observamos o modelo teórico, podemos perceber possibilidades de pesquisa e análise a partir dos diferentes níveis elencados – micro, meso e macro, permitindo indicar uma agenda de pesquisa, para maior compreensão do empreendedorismo transnacional, que contemple estudar as estruturas políticas e institucionais dos países de origem e acolhimento do imigrante que possam atuar para facilitar ou restringir atividades empreendedoras, as relações sociais que viabilizam negócios em contexto estrangeiro, bem como analisar o processo de obtenção de capacidades e competências empreendedoras que permitam a atuação no mercado dual – país de origem e o de escolha do imigrante para se estabelecer social e economicamente.
Comissão Organizadora
Victor Barros
Comissão Científica