ESTUDO DOS USOS E CONSUMO DE MÉDIA PELOS BRASILEIROS NO PORTO: A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA MEDIÁTICA E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO SOCIOCULTURAL

  • Autor
  • Renata de Freitas Zampollo
  • Resumo
  •  

    Visto o crescente movimento imigratório de brasileiros em Portugal, foi realizada investigação para a obtenção do grau de Mestre no Curso de Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o objetivo de identificar a estratégia de aculturação adotada pelos brasileiros no Porto, como reflexo das escolhas das práticas mediáticas ao relacionar as preferências de usos e consumo dos média à orientação cultural e à motivação para a exposição aos média.  O estudo foi conduzido no âmbito dos estudos das audiências, à luz da Teoria de Usos e Gratificações e apresenta a biculturalidade como estratégia de aculturação mais adotada pelos brasileiros.  A investigação foi conduzida em plena pandemia e isolamento social (2020), por meio de questionário online, em grupos de brasileiros nas redes sociais, sobretudo comunidades no Facebook e grupos de WhatsApp.

     

  • Palavras-chave
  • aculturação, imigração, estudo das audiências, usos e consumo de média, brasileiros no porto
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Sociedade & Globalização
Voltar Download
  • Diáspora Acadêmica Brasileira
  • Empreendedorismo
  • Sociedade & Globalização
  • Trabalho, Emprego e Plataformas Digitais
  • Desafios Sociais & Culturais

Comissão Organizadora

Victor Barros

Comissão Científica