Por que bolsistas do Programa de Demanda Social da Capes evadem?

  • Autor
  • Patrícia Reis Paiva
  • Co-autores
  • Nair Heloisa Bicalho de Sousa , Diogo Onofre Gomes de Souza
  • Resumo
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    Este artigo tem por objetivo identificar as principais razões de evasão dos bolsistas do programa DS/Capes, que é o maior programa de bolsas de mestrado e doutorado stricto sensu no Brasil. Fazem parte desta análise 524 processos, sendo consideradas manifestações de instituições de ensino superior [64 orientadores(as), 265 comissões de bolsas, 117 colegiados de cursos, 305 coordenadores(as) de cursos, 498 pró-reitores(as) de pós-graduação, 3 reitores(as)], de profissionais da saúde (106 psiquiatras, 41 psicólogos(as) e 44 de outras especialidades) e de 384 ex-bolsistas. A metodologia é uma pesquisa qualitativa e adota o método Análise Textual Discursiva (ATD). As 7 categorias e seus 13 desdobramentos foram:  Pandemia; Insatisfação (com o(a) orientador(a), com a instituição e/ou curso, e com os(as) professores(as) e/ou colegas de curso); Finanças e Profissão (incompatibilidade financeira/profissional com o curso, valor da bolsa de estudo e dificuldade financeira); Indivíduo e família (questões pessoais, e questões familiares e religiosas); Desempenho/abandono; Saúde (própria e de familiar); e Adaptação (deslocamento, compreensão e/ou posicionamento, e prazos). Por fim, conclui-se que há um entrelaçamento entre fatores que levam à evasão e não uma causa única e, com base neles, são esboçadas possíveis medidas de contenção.

     

  • Palavras-chave
  • Evasão, Bolsa de Pós-Graduação, Capes, Ensino Superior, Políticas Públicas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Diáspora Acadêmica Brasileira
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