AS ORGANIZAÇÕES E POLÍTICAS DE ACOLHIDA PARA ACADÊMICAS/OS SOB AMEAÇA: O CASO DO BRASIL PÓS-2016

  • Autor
  • Lucas Manassi Panitz
  • Co-autores
  • Fernanda Tarabal Lopes
  • Resumo
  • Este trabalho tem como finalidade apresentar um conjunto de organizações e políticas destinadas a acolher professoras/es e pesquisadoras/es sob ameaça. Para tanto, focamos no caso brasileiro no cenário pós-2016, quando se inicia um processo de recrudescimento no combate à liberdade acadêmica, que se consolidará a partir de 2019 com a eleição de Jair Bolsonaro. Para tanto, realizamos alguns passos. Primeiro, buscamos reconhecer a problemática que envolve o cerceamento à liberdade acadêmica em escala global, como debates teóricos, países em situação mais crítica, e ainda discussão sobre o fenômeno geral do avanço dos autoritarismos e fascismos contemporâneos. Segundo, realizamos o mapeamento de um conjunto significativo de organizações e políticas de acolhida de acadêmicas/os em risco, sobretudo nos países do norte global. Em seguida, abordamos a crise política e institucional brasileira que se inicia em 2016 e que atinge a liberdade de expressão em um contexto de perseguições institucionais e informais, direcionadas a pesquisadores, intelectuais e artistas; mostramos ainda, algumas personalidades que admitiram publicamente que saíram do país pressionadas. Por fim, apresentamos as organizações e políticas de acolhida de acadêmicas/os sob ameaça no Brasil, com ênfase também nos monitoramento da liberdade acadêmica feito por instituições internacionais. Como considerações finais, defendemos que à diáspora acadêmica brasileira, vinculada ao desinvestimento estatal em educação e ciência, se combina a existência de um processo de expurgo informal que tem produzido um exílio acadêmico brasileiro. O campo mais atingido é notoriamente as ciências humanas e particularmente as mulheres e pessoas LGBTQIA+. Esse processo, que produz pessoas ameaçadas em sua integridade física e psicológica, torna complexo o processo de investigação, como entrevistas e produção de dados. Por isso, argumentamos ser necessário o aprofundamento desta pesquisa, bem como a colaboração com outros grupos brasileiros e estrangeiros que se dedicam ao tema.

  • Palavras-chave
  • Liberdade acadêmica, Exílio acadêmico, Diáspora acadêmica, Fuga de cérebros
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Diáspora Acadêmica Brasileira
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