UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE A ESCULTURA “ANGELS UNAWARES”: UMA CARTOGRAFIA DE CORPOS-MIGRANTES-REFUGIADOS EM TRAVESSIA
Autor
MARY STELA SURDI
Co-autores
ROSELAINE DE LIMA CORDEIRO , MARCIA IONE SURDI
Resumo
Neste estudo voltamos nosso olhar para uma escultura que nos remete a caminhos diversos percorridos por sujeitos de diferentes lugares e culturas. Trata-se da escultura “Angels Unawares”, obra em homenagem ao 105º Dia Mundial do Migrante e Refugiado, criada pelo artista e escultor canadense Timothy Schmalz, em 2019, e que está exposta na Praça São Pedro, no Vaticano. Teoricamente nos pautamos em uma perspectiva discursiva advinda da Análise de Discurso em interface com a Desconstrução. Em nossos gestos de interpretação, designamos os sujeitos da cena discursiva da escultura como “corpos-migrantes-refugiados”, pois são corpos amalgamados pelo bronze que performam uma cena de travessia e que estão amontoados em barcos, balsas e jangadas. Desse modo objetivamos mostrar um certo funcionamento discursivo de uma determinada materialidade significante que ressoa uma memória discursiva sobre os fluxos migratórios. Interpretamos que a escultura encapsula múltiplas narrativas de travessia, cada corpo representando uma história de migração forçada ou voluntária. Esse amálgama de histórias individuais compõe uma cartografia de corpos que destacam a complexidade e a diversidade das jornadas migratórias. No bronze duradouro da escultura, os corpos-migrantes-refugiados são rememorados, contrastando com a fragilidade de suas vidas em travessia. Sob as vestes de um discurso que busca evocar sacralidade, mobiliza-se uma passagem bíblica e se traz a representação da figura das asas de um anjo na escultura. Tratar-se-ia, assim, de um olhar que consideramos reducionista porque silencia as condições materiais e políticas que causam as travessias, principalmente aquelas decorrentes de deslocamentos forçados. Um silenciamento que pode sugerir complacência, aceite ou concordância com essas condições e que, contraditoriamente, traz à tona a necessidade de se olhar com mais atenção para a questão dos fluxos migratórios e o tratamento que é dado a esse outro, que é estranho, estrangeiro, migrante, refugiado.
SURDI, MARY STELA; CORDEIRO, ROSELAINE DE LIMA; SURDI, MARCIA IONE. UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE A ESCULTURA “ANGELS UNAWARES”: UMA CARTOGRAFIA DE CORPOS-MIGRANTES-REFUGIADOS EM TRAVESSIA.
In: IV Congresso Internacional sobre Migração e Diáspora Acadêmica Brasileira -
Braga, 2025. Disponível em: <https://doity.com.br/anais/cimdab2025/trabalho/430857>.
Acesso em: 09/09/2025 às 12:04
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