Objetivo: descrever os elementos da realidade social intervenientes no cuidado a vítimas de abuso sexual na infância. Método: estudo de Grounded Theory em desenvolvimento desde 2022 em serviços públicos de referência do Brasil e de Portugal. Utilizou-se multitécnicas de recolha de dados: observação-participante; entrevistas e desenho-estórias. Participaram 70 atores sociais envolvidos no cuidado a crianças e adolescentes. A coleta/análise paralelas contaram com formulação de hipóteses, elaboração de memorandos e diagramas. As entrevistas/estórias foram submetidas a codificação e aplicação ao Modelo Paradigmático, ambas conduzidas no software NVivo e interpretadas segundo o Interacionismo Simbólico. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética. Resultados: no contexto denominado “influências da realidade social” destacam-se três categorias preliminares sustentadas por três subcategorias cada: 1) componente condição: “Participando das condições sociais de vítimas de abusos sexuais na infância”; 2) o componente ação-interação denominado “Silenciando a sociedade frente episódios de abusos sexuais infantojuvenis”; e 3) o componente consequência “Identificando as interferências da realidade social no cuidado às vítimas”. Conclusões: a realidade na qual se insere a sociedade moderna apresenta elementos estruturais muitas vezes perniciosas ao cuidado a vítimas de abusos sexuais na infância. Tais elementos são panos de fundo que incrementam condições de vulnerabilidade, colaboram para o silenciamento dos atores sociais e não responsabilização dos agressores
Comissão Organizadora
Victor Barros
Comissão Científica