NAVEGANTES - GUIA DE BORDO: PROGRAMA DE APOIO À ADAPTAÇÃO INTERCULTURAL DE ALUNOS INTERNACIONAIS

  • Autor
  • Bárbara Lima de Andrade
  • Co-autores
  • Tiago Alves Costa , Marina Lima
  • Resumo
  • Este relato de experiência apresenta o Projeto Guia de Bordo: Programa de apoio à adaptação intercultural de alunos internacionais, desenvolvido pelo ecossistema de saúde mental para migrantes, Navegantes Psicologia Intercultural. A Navegantes é uma rede intercontinental de cuidado emocional dedicada a migrantes, expatriados, nômades digitais e refugiados, oferecendo psicoterapia, consultoria e treinamento em psicologia intercultural, sem barreiras geográficas ou culturais.

    O Projeto Guia de Bordo surge como um grupo operativo voltado ao treinamento intercultural, criado para apoiar jovens estudantes em deslocamento. Seu propósito é auxiliar aqueles que estão se preparando emocionalmente e culturalmente para uma experiência internacional, ampliando suas chances de bem-estar e sucesso ao longo dessa trajetória. Além disso, busca oferecer recursos essenciais para estudantes que estão prestes a dar um passo importante na carreira.

    Os principais objetivos do projeto incluem: (1) desenvolver preparação emocional e cultural, ajudando os estudantes a reconhecer e lidar com as incertezas, reduzindo o estresse pré e pós-embarque; (2) fortalecer competências interculturais, expandindo a inteligência cultural e promovendo uma melhor adaptação a diferentes contextos; e (3) ampliar redes de apoio e conexões, incentivando trocas entre estudantes por meio de rodas de conversa e atividades coletivas, criando vínculos e promovendo suporte contínuo.

    O público-alvo são estudantes internacionais, migrantes e intercambistas. O primeiro grupo do projeto ocorreu em parceria com o Grupo Integra da Universidade de Brasília (UnB), focado em alunos internacionais residentes no Brasil. O segundo grupo foi realizado em colaboração com a BRASA (Brazilian Student Association) e atendeu brasileiros em processo de migração para universidades no exterior. Apesar dos diferentes perfis, as temáticas e desafios relatados pelos participantes se mostraram semelhantes.

    O cronograma foi adaptado conforme as necessidades de cada grupo. No primeiro, os encontros abordaram a experiência já vivida por estudantes de países como Haiti, Congo e Bolívia no Brasil. No segundo, os diálogos foram direcionados para as angústias e preocupações relacionadas à mudança e ao processo de aculturação. Em ambas as edições, os participantes compartilharam experiências subjetivas e desafios da migração, encontrando no grupo um espaço seguro de acolhimento.

     

    O Guia de Bordo reafirma a importância de um suporte psicológico especializado para estudantes internacionais, contribuindo para sua adaptação e bem-estar durante a jornada migratória.

  • Palavras-chave
  • Saúde mental de migrantes, Adaptação cultural, Psicologia intercultural, apoio emocional para estudantes internacionais, competências interculturais, rede de apoio para emigrantes, treinamento intercultural, intercâmbio e bem-estar emocional.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Diáspora Acadêmica Brasileira
Voltar
  • Diáspora Acadêmica Brasileira
  • Empreendedorismo
  • Sociedade & Globalização
  • Trabalho, Emprego & Plataformas Digitais
  • Desafios Globais, Culturais & Subjetividade Humana

Comissão Organizadora

Victor Barros

Comissão Científica