Esta pesquisa busca compreender os desafios de integração encontrados pelo professor estrangeiro em Portugal, relativamente às transformações epistemológicas em torno da sua identidade profissional. Procura investigar no quadro das ciências contemporâneas, pertinentes à educação - especialmente na Teoria da complexidade de Edgar Morin (2001) - quais os fatores fenomenológicos que contribuem para os efeitos das mudanças ocorridas nos processos didáticos-pedagógicos, relacionados com a (re)construção da identidade do perfil socioprofissional e da prática discursiva do docente estrangeiro, nomeadamente nas escolas básicas e secundárias do Sistema Português de Ensino. O estudo parte da ideia de que é importante identificar e analisar o perfil do professor estrangeiro, a fim de detetar e entender como a sua identidade profissional é afetada em contexto de profissionalidade estrangeira (Gao, 2010; Leigh, 2019; Yip at al., 2019). Objetiva contribuir para a averiguação das mudanças situadas no âmbito da identidade profissional e cultural do professor imigrante e das adequações didáticas, enviesadas pelos constructos idiossincráticos dos saberes pedagógicos, presentes na construção da sua prática. A metodologia utilizada será a de natureza qualitativa, recorrendo às técnicas de observação, grupos focais e de análise documental. A investigação será realizada em Portugal Continental com os professores das escolas básicas e secundárias do ensino público e das escolas privadas. Como resultado da pesquisa, espera-se enfatizar a importância de novas políticas públicas necessárias para o desenvolvimento da integração identitária dos professores estrangeiros em Portugal, bem como a contribuição para o bom desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, justificadas diante da multiculturalidade contida na (i)migração, diversidade, inclusão e desenvolvimento profissional docente, presentes na atualidade.
Comissão Organizadora
Victor Barros
Comissão Científica