Uso de redes sociais como ferramenta de integração de imigrantes e refugiados: o caso da rede de governança migratória de Porto Alegre-RS

  • Autor
  • ROSIANE ALVES PALACIOS
  • Resumo
  • Globalmente enfrenta-se uma crise humanitária relacionada à privação de direitos humanos que acaba impactando sensivelmente o número de migrações internacionais forçadas. Muito frequentemente imigrantes e refugiados enfrentam barreiras culturais e linguísticas nos países de acolhimento.  Tais barreiras podem ter implicações para a integração desse grupo populacional na sociedade local assim como, pode dificultar as ações e projetos desenhados pelas redes de governança migratória local. Neste sentido, a comunicação é um desafio em dois diferentes níveis. Porém, as redes sociais podem ser ferramentas estratégicas que podem contribuir para facilitar a acolhida de imigrantes e a sua integração impactando também a coesão social. Neste sentido, este estudo de caso qualitativo realizado na cidade de Porto Alegre no ano de 2024 objetivou entender como as redes sociais podem facilitar a transposição de barreiras que ocorrem no cotidiano de uma rede de governança migratória local. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com atores da rede de governança local (do setor público, ONGs, universidades, imigrantes e especialistas), análise de documentos e observações não participantes. Observou-se que o uso das Redes sociais é utilizado para fins de informação, sensibilização, mobilização e comunicação. Percebe-se que existe um gap no uso da tecnologia, especialmente por parte dos imigrantes, que muitas vezes não tem conhecimento e infraestrutura necessários para acessar e usufruir dos serviços eletrônicos de governo digital, por exemplo. Os imigrantes usualmente preferem receber informação via áudios de Whatsapp, pois facilita a comunicação oral de refugiados em seu idioma natal. O Whatasapp é percebido como ferramenta principal de atendimento a imigrantes, pois permite o envio de documentos e uma comunicação rápida e de baixo custo; é o meio de comunicação preferido dos espaços de participação social. O Instagram e o Facebook são usados para sensibilizar e informar através de disseminação de atividades e campanhas de conscientização, ampliando a visibilidade das questões migratórias e pedindo arrecadação de fundos. O Instagram também é ferramenta de mobilização e captação de recursos através de influenciadores e figuras públicas. Já o X (antigo Twitter) é usado para informar ações pontuais e dar visibilidade às ações de advocacy.  Um uso estratégico das redes sociais facilita o acesso a serviços públicos e informações, especialmente para migrantes que enfrentam problemas de acesso, tanto de idioma quanto de tecnologia. No entanto, também é necessário pensar na garantia de segurança de dados, especialmente de dados sensíveis, e evitar a disseminação de desinformação e fake news.

  • Palavras-chave
  • governança migratória local, refugiados, redes sociais, integração
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Sociedade & Globalização
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