LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS MIGRANTES: O DISCURSO SOBRE ACOLHIMENTO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

  • Autor
  • Grazielli Alves Almeida Canalle
  • Resumo
  •  Este trabalho tem como objetivo principal analisar efeitos de sentido do discurso sobre acolhimento que constitui a discursividade das políticas públicas voltadas para o aluno migrante no Estado de Santa Catarina. Procuramos compreender como a memória discursiva constitui o discurso oficial das políticas públicas. Nosso estudo faz parte de uma pesquisa em andamento no PPGEL/UFFS e é sustentado pelos fundamentos teóricos da análise de discurso, sob a perspectiva teórico-metodológica dos estudos de Pêcheux e Orlandi. O arquivo da pesquisa é composto pelos seguintes documentos: a Lei Estadual nº 18.018, que  institui a Política Estadual para a População Migrante; a Portaria SED nº 2083/2023 que regulamenta os procedimentos relativos à matrícula e aproveitamento de estudos realizados no exterior e o Projeto Pedagógico do Programa de Acolhimento a Refugiados e Estrangeiros PARE/SC, cujo objetivo é promover a acolhida humanizada dos estudantes migrantes. Nosso gesto interpretativo (re)vela que memória de língua está em funcionamento nesse discurso. Entendemos que há uma tentativa de promover uma acolhida humanizada a partir da língua portuguesa para alunos migrantes, porém, como a língua não é transparente, surgem sentidos outros para o discurso sobre acolhimento e esse funcionamento discursivo produz efeito(s) para uma política de língua no Estado de Santa Catarina.

  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: Língua Portuguesa; Acolhimento; Migrante; Memória; Políticas públicas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Desafios Globais, Culturais & Subjetividade Humana
Voltar Download
  • Diáspora Acadêmica Brasileira
  • Empreendedorismo
  • Sociedade & Globalização
  • Trabalho, Emprego & Plataformas Digitais
  • Desafios Globais, Culturais & Subjetividade Humana

Comissão Organizadora

Victor Barros

Comissão Científica