PROCESSO MIGRATÓRIO: A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO E A LÓGICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO

  • Autor
  • Cláudio Paula de Carvalho
  • Resumo
  • As necessidades e condições de mudanças advindas do processo migratório, num mundo de condição globalizada, suas relações interpessoais e coletivas passam, de modo contínuo e de reflexão, por um processo de ajustes e adequações em seus campos de atuação. E, isto incorre em mudanças significativas no que tange ao relacionamento com seus diversos públicos de interesse e comunidades envolvidas (stakeholders) e os processos de comunicação e desenvolvimento sustentável. A necessidade de comunicação integrada, os sistemas de gestão e o plano de ação de responsabilidade social são instrumentos de organização social e relacionamento que devem ser levados de forma ampla e refletidos junto ao pensamento sociocultural mais estratégico e suas iniciativas pelas instituições, sejam públicas e privadas. Isto a considerar um processo de construção e/ou na consolidação de suas governanças e a necessidade de observação diante da percepção de riscos e da cultura estabelecida. Deste modo, desdobrando-se em um significado ainda maior no que diz respeito à gestão das instituições, na construção e/ou manutenção de reputação e credibilidade construída a partir destes elementos. A intensificação dos recursos de comunicação e a necessidade de adequação em relação à forma de lidar com estes diversos públicos e partes interessadas. Por outro lado, ter uma visão crítica quanto à aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como balizadores de suas ações no campo da Responsabilidade Social, mas também seu processo de gestão das instituições e de relacionamento. As associações, no caso de Portugal, prestam um importante papel, neste sentido, seja pela forma agregadora, de atuar com as interculturalidades, mas de estabelecer uma relação de bem comum, de integração e participação comunitária. Este artigo expõe questões atinentes às práticas que podem inferir e ampliar a aplicação dos ODS como forma de aumento da percepção da imagem, no que tange à comunicação com o público de interesse e o equilíbrio no desenvolvimento de ações e programas mais sustentáveis relacionados ao bem-estar, e relacionado à percepção de Responsabilidade Social por parte das partes interessadas e a sociedade de modo geral e o que infere na mudança da cultura organizacional e seu pensamento crítico e posicionamento na sociedade.

     

  • Palavras-chave
  • Responsabilidade Social, Gestão Empresarial, Comunicação Integrada, Partes Interessadas, Indicadores de Desenvolvimento Sustentável.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Desafios Globais, Culturais & Subjetividade Humana
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