Efeitos da pressão contínua nas vias aéreas no tratamento de crianças com apneia do sono

  • Autor
  • Alexia Macedo Teixeira
  • Co-autores
  • Antonio Portilho Fonseca Neto , Ranne Borges de Sousa , Anna Carollinna Garcia Machado , Marcus Vinicius Cordeiro Aleixo do Nascimento , Michel Oliveira Lelis Vieira , Fabiana de Andrade Bringel
  • Resumo
  • Introdução: A apneia obstrutiva do sono (AOS) é um distúrbio muito comum em crianças em idade pré-escolar, caracterizado pela frequente obstrução das vias aéreas durante o sono, o que ocasiona em interrupções do sono, quadros de hipoxemia e pode apresentar consequências como sonolência diurna exacerbada, déficit de atenção, agressividade, problemas de aprendizado, diminuição do crescimento, respiração oral e agravamento do risco de problemas cardiovasculares e metabólicos. A terapia de pressão contínua nas vias aéreas (PPCVA) é o principal tratamento clínico para AOS, de forma que as vias aéreas são mantidas abertas, o que diminui a frequência de quadros de apneia durante o sono. Embora a PPCVA tenha uma alta eficiência comprovada, a adesão ao tratamento ainda se mostra um grande obstáculo.

    Objetivo: Descrever os efeitos da terapia com pressão positiva contínua nas vias aéreas em crianças com apneia obstrutiva do sono.

    Metodologia: O presente estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura, considerando a seguinte questão norteadora: Quais os efeitos da terapia com pressão positiva contínua nas vias aéreas em crianças com apneia obstrutiva do sono? Utilizou-se a estratégia PICO e as bases de dados como Google Acadêmico, SciELO e PUBMED. Foram empregados o operador booleano “AND” e as palavras-chave: “Apneia”, “Criança” e “Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas”. Adotou-se como critérios de inclusão: artigos publicados no período de 2014 a 2019, em língua portuguesa ou inglesa, que abordavam a temática do presente trabalho. Foi considerado como critério de exclusão os artigos relacionados a pesquisas com pacientes maiores de 18 anos. Dos artigos científicos obtidos, 4 foram considerados elegíveis ao estudo proposto, os quais foram submetidos à leitura integral, a fim de alcançar o objetivo proposto por este trabalho. 

    Resultados: Estudos mostraram que o tratamento por meio da PPCVA em crianças reduz instantaneamente os eventos obstrutivos, como roncos e despertares noturnos; interfere positivamente nos sintomas cognitivos, como humor e memória e; o seu uso mostrou-se eficiente em casos de hipoxemia e de doenças cardiovasculares, tendo resultado em aumento da sensibilidade à insulina e redução da pressão arterial, em pacientes diabéticos.

    Conclusão: Os resultados da eficácia da terapia com PPCVA em crianças com  apneia obstrutiva do sono evidenciaram melhora nos sintomas cognitivos, redução dos eventos obstrutivos durante o sono e efeitos positivos na saúde metabólica e cardiovascular. Embora os resultados da terapia com PPCVA sejam positivos em pacientes pediátricos, manter a adesão desses pacientes ainda é um obstáculo importante para maximizar as vantagens em longo prazo do tratamento da AOS. Portanto, estratégias para incentivar uma adesão consistente e bem-sucedida ao tratamento são necessárias para melhorar a qualidade de vida e os resultados clínicos desses pacientes pediátricos.

  • Palavras-chave
  • Apneia, Criança, Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas.
  • Área Temática
  • Avanços tecnológicos na pediatria
Voltar
  • Saúde da criança e do adolescente
  • Abordagens educativas em pediatria
  • Experiências práticas em pediatria
  • Avanços tecnológicos na pediatria

Comissão Executiva

Luciana de Freitas Velloso Monte 
Maria Carolina Bezerra Di Medeiros Leal
Samuel Sotero Lourenço 

Comissão Organizadora

Fernanda Angotti
Allini Pereira da Silva Dantas
Carolina Ponchio Ferreira
Natânia Mileny Garcia de Paula
Giuliane Pereira da Costa
Ádria Maria Nascimento Júnior
Amanda Saráty Teixeira
Anne Gabrielle de Carvalho Nicolau Góes
Letícia Pinheiro Maia Pacciulli
Ana Clara Vilalba
Maria Luísa Mendonça Martins
Karolina Garcia Jacob de Santos
Julia Martins Oliveira
Carolina Alves
Júlia Martins Oliveira
Leticia Jardim Fatureto Jeronimo
Fabiana Sena Tomaz Barbosa

 

E-mail: ciped.df@gmail.com