Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma alteração do neurodesenvolvimento de origem genética, caracterizado por sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade. Esse transtorno se manifesta na infância, podendo persistir ao longo da vida e apresenta desafios socioeducacionais por dificuldades em áreas como escrita e leitura. Nesse contexto, a modernização da educação destaca a importância da utilização de recursos tecnológicos como ferramentas de apoio ao aprendizado, capazes de estimular o interesse e a autonomia das crianças com TDAH, reduzindo obstáculos e promovendo um ambiente escolar mais inclusivo. Objetivos: Descrever as atualizações relativas ao avanço tecnológico em benefício ao desenvolvimento cognitivo em crianças com TDAH. Metodologia: O presente estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura, considerando a seguinte questão norteadora: Quais os benefícios do uso dos recursos tecnológicos em crianças com TDAH? Utilizou-se a estratégia PICO e as bases de dados Google Acadêmico, PUBMED e Lilacs. Foram empregados o operador booleano “AND” e as palavras-chave: “Aprendizagem”; “Criança”; “Tecnologia sem fio”, “Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade“ Adotou-se como critérios de inclusão: artigos publicados no período de 2019 a 2023, em português, inglês ou espanhol, que continham informações relevantes sobre a uso de tecnologia em prol do aprendizado de crianças diagnosticadas com TDAH. As pesquisas referentes ao aprendizado de maiores de 18 anos foram excluídas. Dos artigos científicos obtidos, 5 foram considerados elegíveis ao estudo proposto, os quais foram submetidos à leitura integral, a fim de alcançar o objetivo proposto por este trabalho. Resultados: O uso de recursos tecnológicos, como softwares e jogos educacionais, se mostra eficaz no estímulo do interesse e da autonomia das crianças, de forma que, quando utilizados adequadamente e integrados ao aprendizado, resultam em melhora no engajamento, na concentração e na persistência da aprendizagem, o que contribui significativamente no desenvolvimento cognitivo e acadêmico de crianças com TDAH. Destarte, cabe salientar que tal método preconiza uma construção do conhecimento de forma ativa. Conclusão: Este estudo destaca a relevância do uso da tecnologia no aprendizado de crianças com TDAH. Com isso, a utilização de recursos visuais como programas de software educacionais ou jogos educativos com uma abordagem mista cognitivo-comportamental podem auxiliar em um maior engajamento nos estudos, contribuindo para concentração e persistência nas atividades a serem realizadas. Logo, a união entre a tecnologia e a educação contribui com o desenvolvimento de habilidades necessárias para a aprendizagem, suprindo o déficit acadêmico desses indivíduos. Assim, torna-se crucial a busca por recursos tecnológicos inovadores que possam atender as individualidades dessas crianças e garantir uma educação mais inclusiva.
Comissão Executiva
Luciana de Freitas Velloso Monte
Maria Carolina Bezerra Di Medeiros Leal
Samuel Sotero Lourenço
Comissão Organizadora
Fernanda Angotti
Allini Pereira da Silva Dantas
Carolina Ponchio Ferreira
Natânia Mileny Garcia de Paula
Giuliane Pereira da Costa
Ádria Maria Nascimento Júnior
Amanda Saráty Teixeira
Anne Gabrielle de Carvalho Nicolau Góes
Letícia Pinheiro Maia Pacciulli
Ana Clara Vilalba
Maria Luísa Mendonça Martins
Karolina Garcia Jacob de Santos
Julia Martins Oliveira
Carolina Alves
Júlia Martins Oliveira
Leticia Jardim Fatureto Jeronimo
Fabiana Sena Tomaz Barbosa
E-mail: ciped.df@gmail.com