Introduc?a?o: Com a era digital, crianças desde os primeiros dias de vida estão imersas no ambiente tecnológico, em que dispositivos eletrônicos são parte integrante de seus cotidianos. Nesse contexto, a educação digital para os pais é importante no desenvolvimento e aprendizagem infantis em relação ao uso adequado dessas tecnologias. Ademais, o uso inadequado pode impactar em grandes desafios, como tempo de tela prolongado e acesso a conteúdo inapropriado e, assim, os pais desempenham um papel ativo na garantia de uma experiência digital enriquecedora e segura para as crianças. Objetivo: Entender a educação digital para os pais e seu efeito no desenvolvimento infantil. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura com bases de dados no SciELO e PubMed. Foram selecionados cinco artigos publicados nos últimos seis anos, nos idiomas inglês e português. Resultados: Nos primeiros anos de vida, o sistema nervoso encontra-se em constante transformação, mielinização e organização sináptica e, portanto, as experiências sensoriais vivenciadas impactam no desenvolvimento afetivo-social, cognitivo, motor e de linguagem. Nos Estados Unidos, a American Academy of Pediatrics desencoraja o uso de tecnologias antes dos 2 anos de idade. No entanto, ainda 92,2% dos bebês são expostos à mídia digital antes da idade recomendada e, em 2020, 46% das crianças entre 2 e 4 anos tinham seus próprios tablets e/ou smartphones. O uso incorreto das mídias sociais pode levar a consequências, como alterações na dinâmica familiar, redução da comunicação e atraso de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, há evidências na literatura de que o uso de mídias mostrou potencial para contribuir em habilidades precursoras na alfabetização e leitura, aumento lexical e promoção do desenvolvimento infantil. Para isso, é fundamental optar por jogos interativos, aplicativos educativos, plataformas de aprendizagem online, desenvolver estratégias de tempo limite de tela (1 hora por dia até os 5 anos), selecionar com cautela os conteúdos digitais, usar para aprendizagem e diversão ao contrário do "para deixar a criança quieta" e envolver-se de forma ativa na participação e interação com um cuidador que medeia a experiência tecnológica. Também é aconselhável evitar o uso durante as refeições, pois pode incentivar mau comportamento, diminuir o interesse pela comida ou levar à obesidade. Ainda, se usado inadequadamente, pode resultar em distúrbios do sono, como sonolência diurna excessiva. Conclusa?o: Diante do exposto, é nítida a importância do papel dos pais na educação digital ao considerar-se que a infância é marcada por um período de dependência e imaturidade. Assim sendo, as crianças precisam de ajuda para compreender as informações e conexões virtuais fornecidas, a fim de garantir um desenvolvimento infantil adequado e aliado à atual era digital. O entendimento cuidadoso desse assunto é crucial para maximizar seu impacto positivo e prevenir impactos negativos.
Comissão Executiva
Luciana de Freitas Velloso Monte
Maria Carolina Bezerra Di Medeiros Leal
Samuel Sotero Lourenço
Comissão Organizadora
Fernanda Angotti
Allini Pereira da Silva Dantas
Carolina Ponchio Ferreira
Natânia Mileny Garcia de Paula
Giuliane Pereira da Costa
Ádria Maria Nascimento Júnior
Amanda Saráty Teixeira
Anne Gabrielle de Carvalho Nicolau Góes
Letícia Pinheiro Maia Pacciulli
Ana Clara Vilalba
Maria Luísa Mendonça Martins
Karolina Garcia Jacob de Santos
Julia Martins Oliveira
Carolina Alves
Júlia Martins Oliveira
Leticia Jardim Fatureto Jeronimo
Fabiana Sena Tomaz Barbosa
E-mail: ciped.df@gmail.com