Cirurgia Ortopédica de Grandes Animais. - 2

ARTROSCOPIA EM EQUINOS – REVISÃO DE TEMA

Daniel da SILVA , Danilo de Melo Carvalho GOIS , Elísia Oliveira PAIVA , Emanuel Felipe de Oliveira FILHO , Gabriella do Carmo SANTOS , Isabelle Ferreira ARAUJO , Victor Deda Golçalves Brito CRUZ

TENOTOMIA DE TENDÃO FLEXOR DIGITAL PROFUNDO EQUINO NA RESOLUÇÃO DE DEFORMIDADES FLEXURAIS ADQUIRIDAS

Anselmo Domingos Ferreira SANTOS , Henrique Leite França GOMES , João Vitor Oliveira BOMFIM , Lorena dos Santos MATOS , Raquel Passos OLIVEIRA

Voltar

Com grande entusiasmo, apresentamos os Anais do I Congresso Internacional Veterinário de Especialidades Cirúrgicas, um evento online que ocorreu nos dias 4 e 5 de novembro de 2023.

Este congresso representa um marco significativo na promoção do conhecimento e na excelência da cirurgia veterinária em escala global. Os anais abrigam uma variedade de trabalhos que refletem o compromisso e paixão da comunidade veterinária em elevar os padrões de cuidados com os animais, abrangendo desde técnicas cirúrgicas avançadas até as mais recentes inovações.

Expressamos nossa profunda gratidão a todos os envolvidos, desde palestrantes renomados, autores talentosos, revisores dedicados até o incansável comitê organizador e nossos generosos patrocinadores.

Esperamos que este compêndio inspire a busca contínua pela excelência, lembrando a todos que a melhoria do bem-estar dos animais e o aprimoramento das habilidades são uma jornada infinita. Apreciem a leitura destes anais e saibam que todos vocês desempenharam um papel fundamental no sucesso do I Congresso Internacional Veterinário de Especialidades Cirúrgicas, deixando uma marca duradoura em nossa carreira e na área veterinária.

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO

CONGRESSO INTERNACIONAL VETERINÁRIO DE ESPECIALIDADES CIRÚRGICAS - CIVEC

LIGA ACADÊMICA DE CIRURGIA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

LACIVET-UFS

A Comissão Organizadora do evento online intitulado Congresso Internacional Veterinário de Especialidades Cirúrgicas (CIVEC), divulga o presente edital de submissão de resumos expandidos visando a seleção de trabalhos para serem publicados nos anais do evento, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro de 2023 de forma online.

Informações e lembretes importantes sobre datas, retificações do edital, ou qualquer outro assunto referente ao evento, podem ser obtidos acessando o instagram @lacivet_ufs.

Qualquer contato com a Comissão Organizadora referente a dúvidas, sugestões ou feedback deve ser realizado pelo email lacivetufs@gmail.com. Lembrando que e-mails relacionados aos resumos já submetidos devem conter o título do resumo submetido e nome do autor, informados no assunto do email, caso contrário este não será respondido.

Para acceder al aviso en español acceda al enlace: https://docs.google.com/document/d/1UGWWOa76eDfiLQdw5wbHL6jxb6dqm-x6rGi-7FbyHS4/edit?usp=sharing

1. INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO:

1.1 Todos os estudante e profissionais da Medicina Veterinária podem participar do processo de submissão de resumos, com a condição de entregarem trabalhos que se enquadrem dentro da grande área temática de cirurgia e anestesiologia veterinária.

1.2 Das áreas temáticas:

I - Cirurgia e Anestesia de Pequenos Animais

II - Cirurgia e Anestesia de Grandes Animais

III - Cirurgia e anestesia de Animais Silvestres e Exóticos

1.3 E das subáreas temáticas:

1.3.1 Cirurgia de Tecidos Moles.

1.3.2 Cirurgia Ortopédica.

1.3.3 Cirurgia Emergencial.

1.3.4 Cirurgia Neurológica.

1.3.5 Cirurgia Oftalmológica.

1.3.6 Cirurgia Dermatológica

1.3.7 Cirurgia Oncológica

1.3.8 Cirurgia do Trato Urinário

1.3.9 Cirurgia Cardiovascular

1.3.10 Cirurgia do Trato Reprodutor

1.3.11 Monitoramento Anestésico.

1.3.12 Anestesia em Diferentes Espécies.

1.3.13 Anestesias Especiais.

1.3.14 Anestesia em Espécie Específica

1.3.15 Anestesia e Controle da Dor.

1.3.16 Anestesia Regional.

1.3.17 Dentre outras subáreas temáticas que abrange a cirurgia e a anestesiologia veterinária.

1.4 Do processo de submissão:

1.4.1 O ato de submissão do resumo deverá ser realizado pelo primeiro autor através do site I Congresso Internacional Veterinário de Especialidades Cirúrgicas (doity.com.br).

1.4.2 Autores e coautores deverão estar inscritos no evento, com ressalva para os coautores orientadores, estes serão incluídos manualmente e receberão a inscrição de forma gratuita.

1.4.3 O eixo temático do trabalho deverá ser indicado no momento da submissão, seguindo os previstos neste edital.

1.4.4 Os resumos para avaliação deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através da plataforma Doity.

1.4.5 A inscrição dos autores e pagamento da taxa de inscrição deverão ser realizadas durante o período de 20 de julho de 2023 a 20 de agosto de 2023 26 de agosto de 2023.

1.4.6 O tipo de resumo deverá ser indicado no momento da submissão, podendo ser resumo de tema, relato de caso ou pesquisa/extensão.

1.4.7 Fica sob responsabilidade do primeiro autor incluir o nome e e-mail de todos os coautores do resumo no momento da submissão. A emissão de certificados será feita de acordo com os dados preenchidos no momento da submissão.

1.4.8 Todos os resumos de mesmo título com o mesmo autor enviados repetidamente serão automaticamente REJEITADOS. Só serão aceitos trabalhos submetidos uma única vez.

1.4.9 Todo resumo deverá ser submetido pela plataforma Doity.

1.4.10 O nome no arquivo deve ser estabelecido na ordem:

Título do trabalho - Tipo de trabalho - Nome do autor

(Ex: Enucleação em pequenos animais - Resumo de tema - Jadson de Souza Almeida)

1.4.11 Será limitado em até 2 submissões como autor principal e ilimitado como coautor.

2. CORREÇÕES:

2.1 As correções serão realizadas de forma online na própria plataforma.

2.2 Serão corrigidos apenas os trabalhos que se enquadrem às normas e modelo do presente edital e com temática de cirurgia e anestesiologia veterinária, podendo haver sincretismo com outras temáticas.

2.3 O resumo deverá ser redigido em português ou espanhol, de acordo com as normas gramaticais e ortográficas em vigor.

2.4 Cada trabalho poderá ter no máximo sete integrantes: um autor principal e até seis coautores (incluindo o orientador).

2.5 É necessário que o resumo tenha pelo menos um orientador que seja mestre e/ou doutor.

2.6 O resumo deve conter o endereço de contato (e-mail) do primeiro autor.

2.7 A submissão do resumo e qualquer tipo de comunicação sobre o evento com a Comissão Organizadora fica sob responsabilidade exclusiva do autor principal.

3. DA ESTRUTURAÇÃO DO TEXTO EM TODAS AS MODALIDADES DE RESUMO:

3.1 Título: Em português e inglês, para os trabalhos redigidos em português. Em espanhol e inglês para trabalhos redigidos em espanhol (ambas categorias com título escrito em letras MAIÚSCULAS e em NEGRITO) com limite de 25 palavras com espaços e alinhamento centralizado.

3.2 Autores: Todos os autores devem apresentar nome completo e último nome em MAIÚSCULO. Todos devem conter numeração sobrescrita, sendo o mesmo número referente à sua filiação (ver no modelo).

3.3 Palavras-chave: Mínimo de 3 e máximo de 5. Todas com letra inicial maiúscula, separadas por ponto e vírgula, a exemplo do modelo no final deste edital.

3.4 O trabalho deverá compor o máximo de até 2 páginas juntamente com as referências.

3.5 Citações no texto: Devem ser indicadas por referência no corpo do texto sobrescrito (ex: (...)2 ).

3.6 Formatação:

3.6.1 O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 10;

3.6.2 Citações diretas com mais de 3 linhas devem ter tamanho 7;

3.6.3 Filiação deve conter tamanho 7;

3.6.4 Formato de página A4;

3.6.5 Texto justificado e espaçamento simples;

3.6.6 Espaçamento entre parágrafos de 2pts;

3.6.7 Margens: Superior de 1 cm, inferior de 1 cm, esquerda de 1 cm e direita de 1 cm.

3.7 Referências bibliográficas:

3.7.1 Deverão estar numeradas no final do trabalho, sendo a última seção do resumo.

3.7.2 Toda referência utilizada na elaboração do resumo deverá ser indicada ao final da citação, utilizando-se o número sobrescrito.

3.7.3 Insira o número sobrescrito no local do seu texto que deve ser incluída a citação, após o trecho ou informação que requer a referência. Ao final do texto, na seção de referências, estas devem estar numeradas, onde cada referência corresponderá ao número sobrescrito usado no texto.

3.7.4 A enumeração da referência deve ser de acordo com a ordem em que aparece no texto. (Ex: a primeira referência usada no texto deve ser referenciada como com número 1, a segunda com número 2).

3.7.5 Toda informação descrita no trabalho resumo de tema deverá possuir referência. O mínimo de referências exigidas por trabalho são seis e o máximo são vinte.

3.7.6 O autor deve dar preferência a artigos científicos dos últimos cinco anos e livros, por sua vez, evitar TCC, teses, dissertações e resumos, sendo que as referências poderão ser julgadas pela banca como válidas ou não.

3.7.7 O autor deverá seguir os exemplos abaixo como guia para listagem das referências bibliográficas:

Ex:

YADIN, H. Spray vaccination of turkeys against Newcastle disease. Avian Pathol., v. 5, n. 2, p. 97-103, 1976. (Um autor)

PATRICK, S.; LARKIN, M. J. Immunological and molecular aspects of bacterial virulence. Chichester: J. Wiley, 1995. 275p. (Dois autores)

3.7.8 Se o trabalho possuir três ou mais autores, é permitido mencionar o nome apenas do primeiro autor seguido de “et al.” para representar os demais autores:

Ex:

MAYR, B. et al. Novel canine tumour suppressor gene p53 mutations in cases of skin and mammary neoplasms. Vet. Res. Commun., v. 23, n. 5, p. 285-291, 1999.

4. ESTRUTURA E MODELOS:

Elementos obrigatórios do RELATO DE CASO:

  • INTRODUÇÃO, RELATO DE CASO E DISCUSSÃO, CONCLUSÃO.

Elementos obrigatórios do RESUMO DE TEMA:

  • INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, RESUMO DE TEMA, CONCLUSÃO.

Elementos obrigatórios do RELATO DE PESQUISA/EXTENSÃO:

  • INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÃO.

4.1 Os modelos que devem ser seguidos estão disponíveis no link abaixo:

https://drive.google.com/drive/u/5/folders/1pxgdL2AtzRYCCQS4kiLWr1WOaDp7KIzT

4.1.1 É importante seguir a formatação dos modelos propostos, visto que trabalhos em formatação contrária à proposta pelo evento poderá ser julgado e reprovado imediatamente.

5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

5.1 A avaliação dos trabalhos será realizada de acordo com as normas de formatação estabelecidas na seção 3 deste edital.

5.2 Os trabalhos que não seguirem as normas de formatação estabelecidas no presente edital serão rejeitados.

5.3 Os trabalhos que não seguirem o modelo de resumo expandido disponibilizado pela Comissão Organizadora serão rejeitados.

5.4 As pesquisas com seres humanos ou animais devem ser aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa, respeitando a resolução 466/2012 do Ministério da Saúde. Tal aprovação deve ser explicitada no tópico no resumo.

5.5 Frases ou palavras com letras maiúsculas ou qualquer outro tipo de destaque não devem estar presentes no corpo do resumo, à exceção de gênero e/ou espécie de seres vivos, que devem estar grafados conforme normas internacionais.

5.6 Como critério de avaliação dos resumos, serão levados em consideração os seguintes quesitos: Originalidade, Relevância, Coerência entre tópicos apresentados e Estrutura gramatical.

6. RESULTADOS:

6.1 Até o dia 27 de setembro de 2023 os autores serão comunicados por e-mail sobre o posicionamento preliminar do trabalho, no intuito de informar se o mesmo está apto para publicação nos anais do evento, se precisa ser corrigido ou se foi reprovado.

6.2 Qualquer alteração ou desconformidade será julgada pela Comissão Organizadora do evento.

6.3 Trabalhos que precisam de correção, essas alterações devem ocorrer no período de 27 de Setembro a 8 de outubro de 2023, estes precisam ser enviados até o dia 8 de outubro de 2023.

6.4 As correções finais ocorrerão no período de 10 de outubro a 25 de de outubro de 2023. A divulgação final será lançada no dia 26 de outubro de 2023.

6.5 Os melhores resumos serão divulgados até o dia 5 de novembro de 2023 e serão reconhecidos e recompensados com um certificado de menção honrosa.

 

PREMIAÇÃO CIENTÍFICA:

Estar seguindo a @mdspirit.oficial

1º Lugar geral: 01 Estetoscópio Spirit III PRO

2º Lugar geral: 01 Estetoscópio Spirit Pro Lite II

3º Lugar geral: 01 Estetoscópio Spirit Pro Lite

(Todos entregues por MD Spirit)

 

E serão reconhecidos e recompensados com um certificado de menção honrosa.

  • Outras áreas temáticas que abrange a cirurgia
  • Outras áreas temáticas que abrange a anestesiologia
  • Cirurgia de Tecidos Moles de Pequenos Animais.
  • Cirurgia de Tecidos Moles de Grandes Animais.
  • Cirurgia de Tecidos Moles de Animais Silvestres e Exóticos.
  • Cirurgia Ortopédica de Pequenos Animais
  • Cirurgia Ortopédica de Grandes Animais.
  • Cirurgia Ortopédica de Animais Silvestres e Exóticos.
  • Cirurgia Emergencial de Pequenos Animais.
  • Cirurgia Emergencial de Grandes Animais.
  • Cirurgia Emergencial de Animais Silvestres e Exóticos
  • Cirurgia Neurológica de Pequenos Animais.
  • Cirurgia Neurológica de Grandes Animais.
  • Cirurgia Neurológica de Animais Silvestres e Exóticos.
  • Cirurgia Oftalmológica de Pequenos Animais.
  • Cirurgia Oftalmológica de Grandes Animais.
  • Cirurgia Oftalmológica de Animais Silvestres e Exóticos.
  • Cirurgia Dermatológica de Pequenos Animais.
  • Cirurgia Dermatológica de Grandes Animais.
  • Cirurgia Dermatológica de Animais Silvestres e Exóticos.
  • Cirurgia Oncológica de Pequenos Animais .
  • Cirurgia Oncológica de Grandes Animais.
  • Cirurgia Oncológica de Animais Silvestres e Exóticos
  • Cirurgia do Trato Urinário de Pequenos Animais.
  • Cirurgia do Trato Urinário de Grandes Animais.
  • Cirurgia do Trato Urinário de Animais Silvestres e Exóticos.
  • Cirurgia Cardiovascular de Pequenos Animais.
  • Cirurgia Cardiovascular de Grandes Animais.
  • Cirurgia Cardiovascular de Animais Silvestres e Exóticos.
  • Cirurgia do Trato Reprodutor de Pequenos Animais
  • Cirurgia do Trato Reprodutor de Grandes Animais.
  • Cirurgia do Trato Reprodutor de Animais Silvestres e Exóticos
  • Monitoramento Anestésico de Pequenos Animais.
  • Monitoramento Anestésico de Grandes Animais.
  • Monitoramento Anestésico de Animais Silvestres e Exóticos.
  • Anestesia em Espécies de Pequenos Animais.
  • Anestesia em Diferentes Espécies de Grandes Animais
  • Anestesia em Diferentes Espécies de Animais Silvestres e Exóticos.
  • Anestesias Especiais de Pequenos Animais.
  • Anestesias Especiais de Grandes Animais.
  • Anestesias Especiais de Animais Silvestres e Exóticos.
  • Anestesia em Espécie Específica
  • Anestesia e Controle da Dor de Pequenos Animais.
  • Anestesia e Controle da Dor de Grandes Animais.
  • Anestesia e Controle da Dor de Animais Silvestres e Exóticos.
  • Anestesia Regional de Pequenos Animais.
  • Anestesia Regional de Grandes Animais.
  • Anestesia Regional de Animais Silvestres e Exóticos.

Área temática - 34 resultados

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Comissão Organizadora

Maíra Santos Severo Climaco (Coordenadora)

Cesar Andrey Galindo Orozco (Coordenador)

Maria Fernanda Correia Vilas Boa (Diretora Científico)

Jadson De Souza Almeida

Luara Euzébio Rocha Reis

Mirela Cristina Gomes Do Nascimento

Mirella Letícia Barros Costa

Victoria Regina Santos Almeida

Vitória Dioniza Santos Silva

Gabriella Do Carmo Santos

Gabriel Prata Gois

Milena Cristina Gomes do Nascimento

Elísia Oliveira Paiva

Comissão Científica

Camila Caroline Carlini

Cesar Andrey Galindo Orozco

Emanuel Felipe De Oliveira Filho

Giuliano Moraes Figueiró

Isabella Cristina Morales

Isis De Freitas Espeschit Braga

John Gustavo Lima De Jesus Santos

Madalena Souza Oliveira

Marcy Lancia Pereira

Maíra Santos Severo Clímaco

Monalyza Cadori Gonçalves

Rodiney Pinheiro Denevitz

Sharlenne Leite Da Silva Monteiro

Tainara Micaele Bezerra Peixoto 

Theresa De Moura Monteiro

Urias Fagner Santos Nascimento

Vanessa Sasso Padilha

Wemerson De Santana Neres

 

Liga Acadêmica De Cirurgia Veterinária – UFS (LACIVET-UFS)

E-Mail: Lacivetufs@Gmail.Com

Instagram: @LACIVET_UFS