INTRODUÇÃO: O Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento (PHPN) regulamenta a assistência a gestante no Brasil, principalmente, no que se refere à atenção primária, por ser a porta de entrada de acesso ao pré-natal. OBJETIVO: Relatar a importância da assistência a gestante na atenção primária pela perspectiva do acadêmico de enfermagem. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência acerca da vivência no estágio supervisionado I em saúde coletiva, realizado em meados de março e abril de 2020, na Clínica da Família Dr. Raimundo Franco de Sá, no município de Manaus/AM. Durante esse período foi observado que as consultas de pré-natal de baixo risco tinham um número elevado. A unidade preconiza 2 vagas destinadas a gestantes de primeira vez juntamente com o seu cônjuge, e durante essa consulta a enfermeira realiza a anamnese, exame físico, testes rápidos, ausculta de BCF, solicitação de exames, dentre outros. Além de trabalhar a educação em saúde quanto à continuidade do pré-natal, o trabalho de parto e o puerpério, prescrição de medicação, a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e imunização. RESULTADOS: Dessa forma, notou-se que os enfermeiros da unidade de saúde tornam-se o principal responsável por acolher essa mulher e realizar a consulta de enfermagem, e assim fornecendo um pré-natal com uma assistência qualificada. CONCLUSÃO: Diante disso, o enfermeiro presta uma assistência a gestante baseada nos protocolos estabelecidos pelo ministério da saúde com qualidade e eficiência, proporcionando um cuidado holístico. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O enfermeiro da atenção primária é o principal elo entre a clínica e a comunidade, através da assistência humanizada no pré-natal proporciona detecção precoce de possíveis intercorrências e acompanha a mulher durante toda a gestação e puerpério.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com