INTRODUÇÃO: O público LGBTQIA+ constitui-se de uma minoria composta por grande diversidade de orientação sexual e identidade de gênero que apresenta demandas extremamente específicas para o setor saúde, sobretudo considerando sua condição de vulnerabilidade, gerando reflexões significativas para a Enfermagem. OBJETIVO: Analisar a Assistência de Enfermagem frente ao público LGBTQIA+ a luz dos princípios doutrinários do SUS e das principais políticas públicas de saúde vigentes que trazem o gênero/sexualidade como foco. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica de natureza exploratória e descritiva, na base de dados Scielo e Lilacs com uso dos descritores “ENFERMAGEM” AND “LGBT”, bem como a utilização das políticas de Saúde da Mulher, do Homem e LGBT. RESULTADO E DISCUSSÃO: Ao final, foram reunidos 12 estudos que obedeciam aos critérios definidos, além das políticas incluídas, nos quais foi possível depreender-se que a Assistência de Enfermagem deve ser amparada em uma abordagem integral dos indivíduos, sobretudo que atenda aos princípios do SUS no que diz respeito ao acesso universal, integral e equânime, desse modo, englobando aspectos biológicos, sociais, subjetivos e de comunicação pertinentes às experiências da sexualidade, à autopercepção corporal, às trocas afetivas e relacionais humanas significativas, lidando com vulnerabilidades, potencialidades, necessidades e/ou problemas relacionados, fugindo de visões cis-heternormativas, e de padrões binários de gênero. CONCLUSÃO: Depreendeu-se que o papel do Enfermeiro está intimamente relacionado à observância das políticas de saúde vigentes, devendo ofertar uma assistência livre de preconceito e discriminação, e que considere a determinação social da saúde, bem como o respeito à singularidade humana. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A Enfermagem nesse contexto deve resgatar seu papel de transformadora da sociedade, pregando a favor da cidadania e contra as desigualdades de qualquer ordem, sobretudo quando impactam na saúde e bem-estar dos indivíduos.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com