Um dos principais desafios da educação permanente dentro dos hospitais é estimular o desenvolvimento da consciência nos profissionais de saúde sobre a necessidade de atualizações e aprimoramentos contínuos. Diante disto, a metodologia da simulação realística se apresenta como método inovador capaz de motivar o profissional a receber o treinamento proposto e garantir uma melhor associação do assunto à prática vivenciada na assistência.
O estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por um hospital particular do Rio de Janeiro ao implantar um centro de simulação realística para treinamentos de seus funcionários.
Estudo descritivo, tipo relato de experiência sobre o processo de criação e implantação de um centro de simulação realística em um hospital particular do Rio de Janeiro no mês de março 2018, sendo idealizado e concretizado pela direção do hospital em conjunto com o serviço de Educação Permanente.
Para que houvesse a implantação do Centro de Simulação Realística, inicialmente realizou-se uma adaptação na estrutura do local, para que se adequasse ao planejamento. Após a estruturação foi realizada uma busca ativa pelos fornecedores dos equipamentos e instrumentos necessários para composição inicial do ambiente de simulação e posteriormente, realizada a compra de acordo com a necessidade observada. Para que se pudessem estruturar os treinamentos propostos, um convênio foi acordado com uma empresa especializada em soluções educacionais para capacitação de profissionais de saúde, de onde foi recebido consultoria, treinamento e capacitação para novos instrutores em simulação realística. Com isto, em março de 2018 foi inaugurado o centro de simulação realística, onde ficou evidente a satisfação dos funcionários na metodologia inovadora, com práticas de organização interdisciplinar e ética.
O centro de simulação realística possibilita aos profissionais um espaço para treinamentos que proporcionam maior compreensão do assunto discutido e vivenciado de forma próxima da realidade, mantendo um ambiente seguro para o profissional e paciente.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com