INTRODUÇÃO: A violência contra a mulher, também conhecida como violência de gênero, se baseia em uma visão simbólica e cultural de inferioridade feminina e relega às mulheres a condição de vítimas preferenciais e crônicas da força física ou da violação sexual. OBJETIVO: Relatar à percepção de estudantes de enfermagem acerca da violência a mulher profissional de saúde no ambiente hospitalar. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, foi realizado no período da vivência de estudantes de enfermagem no setor de emergência de um hospital do interior do Ceará, e ocorreu nos meses de janeiro a março de 2020. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A vivência mostrou diferentes formas de violência acometidas a mulher profissional de saúde dentre elas: verbal e moral. Observou-se uma maior incidência de atos de violência nas segunda- feiras, finais de semana e feriados, geralmente entre o período da manhã e noite, em que nestes há um predomínio de maior fluxo de pacientes para atendimento. Além disso, muitas sofriam violência pelos próprios funcionários da unidade, e em um menor número por outros. Diante disto, é valido salientar que no nosocômio a única forma de defesa da agressão sofrida é a realização de um relatório na ouvidoria, e que com medo de represálias muitas profissionais tem receio em denunciar podendo gerar um desfecho mais grave da situação. Contudo deve-se promover o empoderamento das mulheres profissionais de saúde, discutir acerca do tema, assim como identificar e punir os agressores. Assim, torna-se imprescindível as universidades discutir o tema, para que estes episódios não se tornem rotina com as novas gerações de profissionais mulheres. CONCLUSÃO: Conclui-se que à violência de gênero nas unidades hospitalares ainda é frequente e que estudantes diante disto devem se empoderar da causa e lutar no combate à violência á mulher, enquanto futuro profissional de saúde.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com