ESCAPE NURSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Felipe Santos Marques
  • Co-autores
  • Giovanna Carazzolle Narciso , Carolina Nóvoa Fernandes , Sara Rodrigues Rosado
  • Resumo
  • Recentemente são várias as metodologias ativas que ofertam uma aprendizagem satisfatória motivando os alunos em sua carreira acadêmica, e o Escape Room ganha forma além do meio comercial e entra no acadêmico capacitando o discente naquela temática proposta fortalecendo o trabalho em equipe e a comunicação, cooperando em prol de uma solução chave para escapar daquela situação, e com o apoio do corpo docente de uma Universidade Privada da cidade de São Paulo realizamos o “Escape Nurse: Invasão Digital” com os calouros do primeiro semestre de 2020 do curso de Enfermagem. O presente relato foi realizado com 23 calouros, e cinco estações foram criadas baseadas em um ataque cibernético capaz de destruir os equipamentos essenciais para os pacientes de um hospital fictício. Se os calouros conseguissem solucionar os enigmas no prazo de 40 minutos, os pacientes ficariam bem. O escape continha essa temática devido ao avanço tecnológico e meios alternativos que a população vem se beneficiando com a tecnologia. As cinco estações constituíam temas gerais de formação, sendo eles: fake news que viralizaram no ano anterior referente a imunização; Ana Neri, a pioneira da Enfermagem no Brasil; e questões de conhecimentos gerais. O grupo 1 concluiu o escape em 30 minutos e 38 segundos. O grupo 2 concluiu o escape em 38 minutos e 10 segundos. O grupo 3 totalizou 33 minutos e 42 segundos. Sendo o primeiro contato dos calouros com a Universidade, notava-se um receio e uma certa timidez que fora esquecida após toda euforia de estarem participando de um Escape Room. Como resultado, foi percetível que o uso desta nova metodologia pode ser  utilizada e ampliada no contexto da educação, tornando o aprendizado eficaz e satisfatório, proporcionando um bom relacionamento social, fortalecendo o trabalho equipe que predomina na enfermagem.

  • Palavras-chave
  • Jogos Experimentais, Enfermagem, Educação em Enfermagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e pesquisa
Voltar

O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.

O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.

O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.

  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
  • Gestão
  • Ensino e pesquisa

Comissão Cientifica

Alanna Gomes da Silva

Aline de Barros Coelho

Amanda Rodrigues Garcia Palhoni

Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá

Angela Maria Drumond Lage

Anita de Oliveira Silva

Barbara Maximino Resende

Christiana Vargas Ribeiro

Clarissa Coelho Vieira Guimarães

Claudia Maria de Mattos Penna

Daniela de Souza Ferreira

Eliseu da Costa Campos

Gabriela Luize Guimarães Sanches

Giuliana Fernandes e Silva

Karla Rona da Silva

Keila do Carmo Neves

Laydson Adrian Araujo

Laís Santos de Magalhães Cardoso

Lorena Roseli rios Durães

Luiz Alberto de Freitas Felipe

Luís Antônio Batista Tonaco

Láyza Lourenço Machado Braga Quintão

Marco Aurélio de Sousa

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Mayara Santos Mendes

Neiva Aparecida Marques Diamantino

Pedro Paulo Corrêa Santana

Rafael Aquino

Rebeca dos Santos Duarte Rosa

Regina Cavalcante Agonigi

Shirlei Moreira da Costa Faria

Thales Philipe Rodrigues da Silva

Thiago Frederico Diniz

Vinicius dos Reis Silva

Wanderson Alves Ribeiro

 

 

 

congressomineirodeenfermagem@gmail.com