O uso de metodologias ativas no ensino superior é de extrema importância. Assim, objetiva-se apresentar a técnica do júri simulado como uma alternativa metodológica . Trata-se de um relato de experiência a partir do ensino da disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido aos alunos do 4º. Modulo do curso de enfermagem. O curso de enfermagem da UNA tem como eixo transversal do 4° módulo o tema: ética e bioética. Neste módulo são ofertadas as disciplinas de Trabalho Interdisciplinar Fundamentos de Enfermagem, Semiologia e Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Para realização do trabalho, a turma é dividida em pares de grupos. Cada par recebe uma notícia publicada na mídia sobre erros cometidos na assistência de enfermagem, sendo que um grupo terá a missão de fazer a defesa do profissional que cometeu o erro e outro grupo fará a acusação. Os alunos são orientados a construir argumentos baseado nos conceitos de ética, bioética, no código de deontologia da profissão, além de legislação dos órgãos de classe e constituição Brasileira, relacionando ao conteúdo das demais disciplinas, descrevendo o erro segundo a semiotecnica, apontando as alterações físicas conforme a semiologia e demonstrando como o processo de enfermagem pode melhorar essa assistência. A apresentação final do trabalho se dá em forma de Júri Simulado, onde os alunos exercitam a expressão e o raciocínio crítico. Inicialmente há um relato de grande dificuldade por parte dos alunos. O fato das informações não estarem todas disponíveis em um único local, a necessidade de criar argumentações e a impossibilidade de usar recurso audiovisual são os maiores desafios apontados por eles. Conclui-se que a habilidade de argumentação é altamente desenvolvida através desta metodologia. A interdisciplinaridade fica evidente, havendo um nítido diálogo entre os conteúdos das disciplinas e que o estudo da legislação fica estimulante e aplicada a pratica cotidiana.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com