DESAFIOS DO ENFERMEIRO ATUANTE EM EMERGÊNCIA DIANTE DO ESTRESSE OCUPACIONAL: UMA VISÃO HOLÍSTICA
Descritores: Estresse, Emergência, Saúde
Estressor é uma situação que gera sentimentos de tensão, ansiedade, medo ou ameaça que pode ser de origem interna ou externa. Concatenado ao estresse, surgem outros fatores que auxiliam no desgaste físico e mental, como as condições de trabalho precárias, altas jornadas e sobrecarga, o que resulta em reflexos negativos na qualidade de vida do profissional. Tais situações podem se apresentar de maneira significativa no enfermeiro atuante no setor de Emergência, principalmente pelo fato de lidar com paradoxos como a vida e a morte. O objetivo deste estudo foi identificar os sinais e sintomas de estresse em enfermeiros da Emergência, assim como evidenciar os fatores estressores que acometem esses profissionais e analisar estratégias utilizadas para o enfrentamento desses fatores relatados pelos mesmos. Trata-se de uma pesquisa mista, descritiva e exploratória, onde o cenário da pesquisa foi no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) que realiza atendimentos de urgência/emergência (pediátrico e adulto) de média e alta complexidade nas áreas clínica e cirúrgica. Os participantes foram os 45 enfermeiros que aceitaram, por livre e espontânea vontade, participar desta pesquisa. A coleta de dados qualitativos foi realizada durante a jornada de trabalho (questionário semiestruturado) e o roteiro do protocolo de Escala Bianchi de Stress foi respondido pelo participante em sua residência. Os principais fatores estressores identificados no questionário, foram: grande demanda, falta de insumos, familiares/acompanhantes e baixo salário. Com a aplicação da escala de Bianchi de Stress, como coleta de dados quantitativos, evidenciou-se que dentro dos domínios da escala, a assistência de Enfermagem prestada nessas condições ao paciente é a mais estressante. Portanto, é essencial a mobilização da Enfermagem para propor estratégias, visando sua própria saúde em função das condições e exigências do trabalho na emergência.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com