Introdução: A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. É um dos principais fatores de risco para ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, e insuficiência cardíaca. Objetivo: analisar a prevalência de hipertensão arterial em motoristas de ônibus coletivos em Cuiabá, Mato Grosso. Métodos: Estudo transversal realizado com 144 motoristas de ônibus coletivos. Os dados foram coletados entre março e maio de 2019, com aplicação de questionário e medidas da pressão arterial 3 vezes com intervalo de 10 minutos entre as aferições e, a média foi utilizada para determinação dos níveis pressóricos de pressão. Os dados foram analisados no Programa Excel 2016. Resultados: A média de idade dos participantes foi de 45 anos, 60,42% não pratica atividade física 43,6% estavam sobrepeso, 14,58% eram fumantes, 90,28% consumia bebida com cafeína, fatores que podem influenciar no aumento da pressão arterial. Em relação à pressão arterial aferida no dia da entrevista, 24,31% estavam com hipertensão arterial e 54,86% estavam pré-hipertensos. Discussão: A hipertensão arterial faz com que o coração precise se esforçar mais que o habitual para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Frequentemente o trabalho dos motoristas de coletivos no Brasil é caracterizado por longas jornadas, noites mal dormidas, hábitos alimentares inadequados, estresse, e violência urbana, o que pode atuar como fator de exposição para esses profissionais. Conclusão: A hipertensão arterial é uma doença crônica e requer tratamento vitalício, sendo de extrema importância a adoção de hábitos de vida saudáveis para controle da doença. Implicações: olhar holístico para identificação e prevenção da hipertensão arterial nesse segmento profissional é de suma importância, visto que trabalham com transporte de milhares de passageiros diariamente.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com