Introdução: A Síndrome de Burnout - SB na qual o trabalhador perde o sentido de sua relação com o trabalho, ocasionada por diversos fatores ligados às características pessoais e do trabalho, apresenta uma alta prevalência no trabalhador da educação, e por isso, tem chamado a atenção dos estudiosos. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de identificar as consequências da SB em professores da educação básica. Materiais e métodos: Foram utilizadas as bases de dados do PUBMED, Periódicos Capes e Google Scholar, realizada em maio de 2020, com os descritores “Esgotamento profissional” AND “Docência” AND “Ensino fundamental e médio” e “Burnout” AND “Teaching” AND “Education, primary and secondary”. Resultados: A partir dos 13 artigos selecionados, identificou-se que os fatores organizacionais e do trabalho estão associados à sobrecarga de tarefas, a ter menos experiência profissional, ao aumento da demanda em sala, aos relacionamentos interpessoais conflituosos, e à falta de apoio social, predispõem o docente à SB. A consequência disso é o presenteísmo, ou seja, trabalho exercido mediante às condições de sofrimento/adoecimento, o afastamento de docentes jovens em início de carreira, a aposentadoria precoce naqueles experientes e eficientes, e a repercussão negativa na qualidade da aprendizagem nas escolas. Conclusão: A Síndrome de Burnout em professores da educação básica deve ser prevenida não só pelos danos que podem causar à saúde mental e física desses, mas também pela influência no ensino das escolas, e, deste modo, medidas de políticas públicas são necessárias para a prevenção do problema na categoria para além do processo de alteração do estado de saúde, numa perspectiva de fenômeno psicossocial, direcionando a atenção para os processos coletivos, e a detecção precoce pode ser utilizada juntamente com as atividades educativas para a realização de tratamento adequado.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com