Introdução: Com a evolução das tecnologias hospitalares o processo do nascimento foi institucionalizado, retirando a mulher protagonismo na hora do parto, e negativando as experiências do acerca do ciclo gravídico-puerperal. O Brasil tem investido em políticas públicas com objetivo de reverter esse cenário. Constituindo o Enfermeiro como agente promotor de práticas humanizadas, ampliadoras do conhecimento feminino do seu próprio corpo, processo gestacional e direitos reprodutivos. Objetivo: Revisar na literatura a contribuição do Enfermeiro na construção do empoderamento da mulher gravida sobre o parto natural. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de caráter exploratório utilizando estudos selecionados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Definiram-se como critério de inclusão os estudos, nos idiomas português, inglês e/ou espanhol, publicados entre 2015 e 2020. Usando os descritores Decs: Enfermagem; Empoderamento para saúde; Parto normal; Resultados: Com base na análise da literatura, é possível identificar os resultados das intervenções do enfermeiro quanto às orientações dadas às gestantes. Sendo esse profissional o mais citado como ativo durante o pré-natal. O discursos das gestantes instruídas adequadamente constitui-se empoderado, caracterizado de sapiência quanto aos direitos na hora do trabalho de parto, quando deve ir a maternidade, os benefícios do parto natural e riscos de um procedimento cirúrgico eletivo. Diferentemente das gestantes as quais não obtiveram orientações adequadas. As mesmas se mostram submissas as prováveis intervenções abusivas, além de serem influenciadas por opiniões/experiências de amigos e familiares. Conclusão: Neste cenário, é possível concluir que o enfermeiro ainda possui déficit frente na preparação das gestantes para o momento do parto. Expondo as gestantes à possível violência obstétrica e cesariana eletiva, necessitando realizar consulta de pré-natal pautada na educação em saúde, e centrada na gestante.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com